Artigo definido e indefinido. Masculino, feminino, singular e plural

Saiba neste texto as diferenças entre artigos definidos e indefinidos na língua portuguesa. Veja ainda como é feito a flexão de número: singular e plural e ainda a flexão de gênero: masculino e feminino.

» Página Inicial

Artigos são palavras empregadas antes de um substantivo, elas podem indicar se um nome está sendo escrito de maneira definida ou indefinida, cujas quais são as formas de classificação de um artigo. Simultaneamente, os artigos também podem indicar o gênero e o número dos substantivos em questão. Podendo representar assim, elementos bastante importantes na construção de frases, já que eles mantem a coesão textual e acabam destacando algumas particularidades substantivas.

Artigos definidos e indefinidos são artigos que representam uma classe de palavras que antecedem o substantivo, podendo determinar seu gênero (feminino ou masculino) e seu número (singular e plural). Esses artigos são bastante importantes na construção de frases, pois mantém a coesão do texto.

Artigos definidos e indefinidos

Artigos definidos

Este tipo de artigo irá determinar os substantivos de forma particular, precisa e objetiva, onde irá individualizar os indivíduos e objetos. São artigos definidos: o, a, os e as.

Exemplos de frases com artigos definidos:

Nesses exemplos é notada a precisão das pessoas ou do objeto pelo emprego correto deste tipo de artigo. Visto que ele determina de forma exata o substantivo da frase: a Luana, O aparelho de som, as amigas. Dessa forma, entendemos que os artigos definidos irão indicar de modo particular um substantivo já conhecido. Podendo estar presentes no texto ou no pensamento do emissor (autor, locutor) ou do receptor (ouvinte, interlocutor).

Os artigos definidos também podem ser empregados com o intuito de indicar uma espécie inteira ou outro conjunto de seres. Para esse fim, são sempre empregados no singular, fazendo uma referência a pluralidade dos seres.

Exemplos:

Artigos indefinidos

Estes tipos de artigos sempre irão determinar de maneira imprecisa, vaga ou indeterminada um objeto, pessoa ou lugar, ao qual é mencionado na frase. São artigos indefinidos: um, uma, uns e umas.

Exemplos de frases com artigos indefinidos:

Nesses exemplos não estão definidos qual seria o objeto, lugar ou pessoa. Não é deixado claro “qual dia”, “qual noite”, “quais amigos” ou “qual presente” que o locutor está mencionando.

Tome cuidado para não confundir o numeral “um” com o artigo indefinido “um”, visto que o numeral é usado para expressar quantidade e o artigo indefinido não.

Artigos indefinidos não devem ser usados de forma frequente, pois podem deixar a frase estranha. Exemplo:

Para casos como este, a melhor opção é utilizar pronomes de sentido indefinido, como “tal”, “certo” e “outro”.

Exemplo:

Flexão de gênero: Masculino e Feminino

Conforme o gênero de cada indivíduo ou “coisa”, é usado os artigos “o – um” para masculino e “a – uma” para feminino.

Os artigos serão empregados conforme o substantivo em questão, que podem ser biformes (que possuem duas formas para indicar o gênero. Ex.: menino – menina) ou uniformes (que possuem apenas uma forma tanto para o gênero feminino quanto para o masculino).

Mesmo sendo empregados de maneiras simples, não será apenas o artigo que irá definir o gênero do substantivo. Eles podem ter a sua própria maneira de flexão de gênero, já que irão se diferenciar nos sufixos que o integrarão.

Exemplos:

Algumas frases com exemplos:

Flexão de número: Singular e Plural.

A flexão de número indica a forma como os artigos serão empregados, podendo indicar apenas um individuo, um objeto (singular) ou vários indivíduos, ou objetos (plural).

Exemplos:


 
Veja também: