Faculdade e Curso Superior de Engenharia Mecatrônica. Onde encontrar?

Saiba onde encontrar o Curso Superior de Engenharia Mecatrônica em faculdades e universidades no Brasil. Veja o que se estuda, o mercado de trabalho, entre outros. [20|ENGENHARIA (GRUPO II) - ENGENHARIA MECATRÔNICA]

» Página Inicial

Desde que as indústrias começaram a tomar conta do mundo, o trabalho realizado nelas está cada vez mais automatizado. Isso coloca em uma posição relevante a figura do Engenheiro Mecatrônico.

O curso superior de Engenharia Mecatrônica tem o princípio de capacitar profissionais para unir procedimentos mecânicos e eletrônicos para automatizar e otimizar as linhas de produção industrial.

Dentro de uma empresa, esse engenheiro acaba assumindo um papel importante até nas maiores decisões corporativas. Afinal, as indústrias que contam com máquinas e processos de produção mais modernos acabam tendo uma vantagem competitiva importante em relação às concorrentes.

Veja um vídeo com um Trabalho de Conclusão de Curso apresentado na Escola Superior de Tecnologia da UEA em agosto de 2009. A ideia foi desenvolver uma solução de baixo custo e simular as funcionalidades do sistema de automação através de uma maquete.

Embora a indústria seja o ambiente em que esse profissional mais aparece, o Engenheiro Mecatrônico também pode usar os conhecimentos da robótica para projetar máquinas usadas em residências e para comércio. Também é um profissional habilitado para desenvolver equipamentos e softwares.

O que estuda?

O curso de Engenharia Mecatrônica é extremamente semelhante ao curso de Engenharia de Controle e Automação, com apenas alguns detalhes diferentes.

As disciplinas da estrutura curricular incluem física, química, cálculo, algoritmos, estudo dos materiais, princípios de robótica, mecânica dos sólidos, desenho técnico, análise de circuitos elétricos, mecanismos de automação, acionamentos elétricos, instrumentação, robótica, redes industriais, processos de fabricação, termodinâmica, eletricidade e outras.

Mercado de trabalho

Como comentado no início, o mercado de trabalho está aquecido para Engenheiros Mecatrônicos, graças à crescente automatização de processos industriais e também o uso de certos equipamentos nas casas das pessoas.

É um profissional que precisa ter afinidade com os cálculos, ser observador e detalhista, além de ter criatividade para propor soluções de acordo com cada necessidade.

Os campos de trabalho possíveis são muitos: projetar equipamentos industriais ou que sejam usados em casas e comércios; planejar bancos de dados, realizar a manutenção e controle de equipamentos e outros.

As indústrias automobilísticas e petroquímicas são excelentes opções de trabalho.

Regulamentação

No Brasil, há uma lei que regulamenta a profissão de Engenharia Mecatrônica, determinando os direitos e deveres que o profissional tem, é a Lei 5.194. Para exercer a profissão legalmente, é preciso ser formado no curso superior e registrado no CREA do estado.

Onde encontrar?

Veja abaixo algumas opções para estudar o curso de Engenharia Mecatrônica em instituições no Brasil.


Veja também: