Adjetivo derivado, equivalente e adverbial interrogativo

Como os adjetivos possuem variações em sua classificação, trataremos neste artigo dos adjetivos derivados, equivalentes e adverbial interrogativo. Veja os exemplos e aplicações de cada um deles na língua portuguesa

» Página Inicial

Os adjetivos exercem funções importantes na gramática portuguesa, eles são encarregados de atribuir características aos substantivos, podendo indicar qualidades, estados, defeitos, entre outros. Eles são usados obrigatoriamente junto com os substantivos, como esses são encarregados de nomear todas as coisas, os adjetivos são classes gramaticais que irão expressar qualidades relacionadas a essas coisas, e essas características atribuídas concordam diretamente com o substantivo, por isso devem ficar ao lado dele na frase.

Como os adjetivos possuem variações em sua classificação, trataremos neste artigo dos adjetivos derivados, equivalentes e adverbial interrogativo.

adjetivo derivado e equivalente

Adjetivo Derivado

Geralmente, adjetivos derivados são bastante confundidos com adjetivos compostos, mas essas duas classificações são formações inteiramente distintas e são construídas por processos diferentes entre si.

O adjetivo composto é formado pela junção de duas palavras (Ex.: latino-americano), já o adjetivo derivado, como já é indicado no próprio nome, forma-se a partir de sua derivação de um determinado termo. Nele podem ser acrescentados afixos (Ex.: anormal = a + normal). Podem se originar de substantivo, um verbo ou mesmo de outro adjetivo.

Exemplos de adjetivos derivados:

Adjetivos Equivalentes

Na gramática portuguesa existe um grupo de palavras que podem se comportar como adjetivos, mesmo não o sendo. Estas são denominadas de locuções adjetivas, são formadas normalmente por uma preposição e um substantivo ou advérbio. As locuções adjetivas podem possuir o mesmo valor que o adjetivo e exerce o mesmo papel, a atribuição de qualidades a fim de caracterizar os seres. No entanto, a diferença é que as locuções adjetivas sempre são iniciadas por preposições (como: em, de, com, sem, etc). Essas locuções adjetivas podem possuir adjetivos equivalentes ou não, ou seja, podem possuir adjetivos que expressem o mesmo significado.

Exemplos de locuções adjetivas e seus adjetivos equivalentes:

É importante ressaltar que algumas locuções adjetivas se relacionam diretamente com um adjetivo e outras não. Então, não é todos os casos que irão ser possíveis a substituição da locução adjetiva por um adjetivo.

Advérbios Interrogativos

Advérbios são classes de palavras que não variam e são responsáveis por indicar circunstâncias diversas, (Onde? Aonde? Quando? Como? Por que?)  Os advérbios se classificam conforme a circunstância que indicam, sendo: de lugar, de tempo, de modo, de intensidade, de negação, de afirmação e de dúvida .

Os advérbios interrogativos são estabelecidos por uma interrogação, e se classificam em:

Advérbios de:


 
Veja também: