Faculdade de Engenharia Civil. Grade curricular, mercado e salários

Conheça o Curso Superior de Engenharia Civil, compare a grade curricular dele em várias faculdades e universidades, o mercado de trabalho para o engenheiro e salários.[32|ENGENHARIA (GRUPO I) - ENGENHARIA CIVIL]

» Página Inicial

O curso de engenharia civil é voltado para a construção de estruturas. Simples assim? Nada disso! Durante os cinco anos de duração desse curso superior, o estudante aprende como planejar, calcular e construir os mais diversos tipos de empreendimentos, como casas, edifícios, rodovias, pontes, viadutos, aeroportos e quaisquer outros tipos de obras estruturais.

A responsabilidade de um engenheiro civil é muito grande (um dos fatores que justifica a remuneração satisfatória), afinal, ele deve projetar toda a obra e acompanhar atentamente todos os processos de construção, realizando os orçamentos e controlando a qualidade dos materiais. Se o resultado não fica bem-feito, a vida das pessoas está em jogo e quem assinou foi o engenheiro.

Quando uma construção não é bem calculada, desde a estrutura mais bruta até os mínimos detalhes, pode ser que ela não consiga se sustentar e é assim que acontecem muitos acidentes. É por isso que o curso superior de engenharia civil tem uma importância tão grande.

Veja um vídeo explicativo sobre o curso de engenharia civil e a profissão de engenheiro.

O que estuda?

A estrutura curricular do curso de engenharia civil normalmente é formada por disciplinas teóricas e práticas, que visam a formação integral do profissional. São elas: cálculo, álgebra, geometria analítica, física, química geral, materiais de construção civil, eletrotécnica, eletricidade, mecânica dos solos e outras.

Na grade também terão matérias relacionadas com ética e meio ambiente. O profissional de engenharia civil deve estar pronto para projetar suas construções dentro das normas ambientais, para não agredir os recursos naturais.

Veja a grade curricular do curso em algumas universidades:

Mercado de trabalho

O símbolo do crescimento das cidades são as obras que aumentam o tempo todo, por isso, o mercado de trabalho do engenheiro civil é muito promissor. É uma área que dificilmente poderia entrar em estagnação.

O engenheiro civil pode trabalhar na área de construção urbana; gerência de recursos prediais (mantendo a infraestrutura de prédios); obras de saneamento; setor de hidráulica e outras.

Para exercer a profissão, além das habilidades adquiridas no curso, o profissional precisa ser detalhista e minucioso.

Regulamentação da profissão

A engenharia civil é regulamentada como uma espécie de especialização da engenharia, pelo Decreto 23.569/33, que estabelece a necessidade de formação e outros deveres e direitos.

Onde estudar

O curso de engenharia civil é bastante popular no Brasil e pode ser encontrado em várias cidades e instituições. Veja na lista abaixo algumas opções para estudar neste curso.


 
Veja também: