Curso superior com duração de 2 anos é bom?
O que dizer dos cursos superiores com duração de 2 anos? Será que eles são mesmo bons? Quem faz este tipo de curso poderá fazer pós-graduação em seguida? Dá para confiar neles?
Não faz muito tempo que os curso superiores com duração de 2 anos tornaram-se populares no Brasil, antes prevalecia as graduações em bacharelado e licenciatura que duram de 3 anos para cima. Os cursos de 2 anos ou de curta duração são os do nível de tecnologia ou tecnológicos. Hoje eles são populares e podem ser encontrados provavelmente em quase todas as faculdades e universidades do Brasil.
Se eles são bons?
Sim, eles são bons.
Mas tem muita gente que diz que não?
O que acontece é que as pessoas comparam coisas diferentes como se fossem iguais. A primeira coisa a fazer é entender para que serve um curso de 2 anos e qual a proposta dele. Esperar que ele faça mais do que ele se propõe a fazer é um erro que devemos evitar. Se alguém perguntasse de o fusca é um carro, muitos diriam que não, alegando de que não corre muito e que não é lá assim muito confortável. Sim isto é verdade, mas no projeto do fusca certamente não havia nada dizendo que ele seria um carro de corrida e que conforto não estava na pauta dele.
Os cursos de 2 anos são graduações de nível tecnológico e confere o título de tecnólogo ao concluinte. É um tipo de curso parecido com os cursos técnicos, mas diferenciando que ele é de graduação ou superior. A formação é bem voltado ao mercado de trabalho e portanto esta é a proposta dele. Os cursos de bacharelado que são de 4 anos ou mais formam para a área de pesquisa e portanto a formação é mais ampla. Os cursos de licenciatura formam para o ensino, ou seja, para ser professor e portanto a ênfase é pedagógica.
Perceberam que cada um tem um foco? Logo é preciso entender qual é a proposta do curso e a finalidade dele. Então podemos dizer que os cursos de curta duração tem sim seu valor, mas não é o mesmo que um bacharelado.
Um detalhe importante é que mesmo havendo essas diferenças entre eles, todos são graduação e portanto confere a possibilidade de fazer especialização em seguida. Por especialização entenda-se os cursos de pós-graduação.
- Adverbio de intensidade e interrogativo
- Catálogo Nacional de Cursos Técnicos. Tira-dúvidas
- Colégio Marista Paranaense, Rosário, Santa Maria e outros
- Curso de Tecnologia em Agroindústria. Faculdades e mercado de trabalho
- Diferenças entre República e Monarquia
- O que é ditongo nasal ou oral, crescente e decrescente
- Ateneu Santista, Londrina, Messejana e colégios em mais cidades
- Faculdade de Fonoaudiologia. Onde estudar, o que se estuda e outros
- Faculdade de Pedagogia e Serviço Social a Distância
- Faculdade e Curso Superior de Zootecnia, onde encontrar
- Gêneros literários: Lírico e narrativo, Dramático e não literários
- Ilhas de calor e ilha tropical
- Movimentos sociais rurais ou no campo
- Porque Adolf Hitler odiava os judeus, como chegou ao poder e como morreu
- Pronomes tratamentos para prefeito, juiz, delegado e vereador
- Quais as funções do Presidente da República do Brasil
- Significado de liberalismo clássico e moderno
- Supletivo em Brasília/DF. Escolas Públicas e Particulares com EJA
- Supletivo em Jacarei, Taubaté e Pindamonhangaba. Escolas com EJA
- Supletivo em Porto Velho/RO. Escolas com Educação de Jovens e Adultos