Adjetivo qualificativo, explicativo e comparativo

Qual o papel do adjetivo na língua portuguesa? Veja neste artigo as explicações acerca das classificações dele quanto ao tipo qualificativo explicativo e comparativo. Onde se aplica e exemplos mostrando o seu uso.

» Página Inicial

O adjetivo é muito comum dentro da gramática. É um dos primeiros assuntos a serem ensinados na língua portuguesa, devido a simplicidade de compreender seu significado.

Pois bem, um adjetivo nada mais é do que uma palavra que dá caracterização a um substantivo, ou seja, um termo que indica uma condição, defeito, estado qualidade, etc.

Para entender melhor veja os exemplos a seguir: mulher bonita (qualidade), menino travesso (defeito), moço triste (estado), avós ricos (condição).

E o adjetivo não precisa vir apenas depois do substantivo, pode vir antes, alguns exemplos para melo compreensão: linda criança ou criança linda. Tem o mesmo sentido, pois a ordem dos termos não altera o significado da frase.

Além disso, é interessante dizer que o adjetivo possui três formas de ser flexionado, dentre eles: gênero (feminino e masculino), grau (comparativo e superlativo) e número (singular e plural).

Na questão de número e gênero do adjetivo é fácil de entender, porém o grau pode complicar. Este último está associado a intensidade na qual o adjetivo dá a característica ao substantivo.

Sendo o grau comparativo algo que denota a superioridade, ou seja, “mais alta que”, e também de igualdade e inferioridade.

Enquanto que o grau superlativo se relaciona a uma característica que é atribuída ao máximo de intensidade a um substantivo. Podendo ser encontrado nas formas de absoluto ou relativo.

No qual absoluto pode ser classificado como sintético (O prédio era altíssimo), e analítico (O prédio era muito alto). Já o relativo denota superioridade (Esse prédio é o mais alto do quarteirão) ou inferioridade (Esse prédio é o menos bonito do quarteirão).

E mais, dentro dos adjetivos temos como classifica-los em comparativos, explicativos e qualificativos. Neste texto você irá se deparar com a definição de cada um deles.

adjetivo qualificativo explicativo e comparativo

Adjetivo qualificativo

O termo adjetivo qualificativo é muito utilizado em situações nas quais se deseja atribuir ao nome ou substantivo, se assim preferir, uma propriedade ou até mesmo uma característica. São as qualidades do nome

Normalmente o adjetivo qualificativo pode ter variações conforme o grau desse adjetivo. E poderá aparecer antes ou depois do nome, de acordo com o sentido que a frase deseja transmitir ao leitor.

Para entender mais sobre os atributos que este tipo de adjetivo proporciona ao nome, veja os exemplos:

Duas frases parecidas, porem podem ser interpretadas de formas diferentes.

 Adjetivo explicativo

Nesta situação encontramos adjetivos que qualificam a forma essencial de algo ou de um ser. Em outras palavras, quando classificamos um termo como adjetivo explicativo é porque a característica atribuída traduz algo próprio daquele ser.

Para entender, confira esses exemplos: fogo quente, neve fria, leite branco e outros mais; percebe-se que as qualidades colocadas exprimem a própria forma do ser.

Adjetivo comparativo

O adjetivo comparativo é feito uma comparação entre dois ou mais elementos de substantivos. A comparação pode ser de inferioridade, superioridade ou igualdade.

Temos alguns exemplos: Maria é mais alta que João, Maria é menor que João, Maria e João tem a mesma altura.


 
Veja também: