Supletivo rápido SP, RJ, DF. A distância gratuito

O que é supletivo rápido e quais as opções de EJA a distância e gratuito? Onde encontrar supletivo rápido na cidade de São Paulo, no RJ e no DF? Veja a nossa FAQ com as informações

» Página Inicial

O acesso a educação é um direito que todas as pessoas tem e embora em alguns casos possa ser opcional, em outros não é. Este é o caso do ensino fundamental que no Brasil é obrigatório a todas as crianças e adolescentes. Mas existem muitas pessoas que não tiveram acesso ao ensino fundamental, muito menos ao ensino médio.

Quando isso acontece a alternativa é apelar para o EJA, que é a Educação de Jovens e Adultos e que está disponível para todas as pessoas que não concluíram a educação básica na idade apropriada. Para isso considera 15 anos para o fundamental e 18 anos para o ensino médio.

Veja abaixo algumas perguntas e respostas que poderão ajudar no entendimento desta importante questão:

EJA ou Supletivo

O que é supletivo rápido?

O supletivo ou EJA já é um método mais rápido para uma pessoa terminar seus estudos, normalmente ele é feito na metade do tempo em que seria necessário para estudar em uma escola pelo método tradicional.

Se a pessoa quer fazer o supletivo de forma mais rápida ainda, creio que uma boa opção seria prestar o ENEM e usá-lo como certificação do ensino médio. Isto é possível e passou a valer a partir do ENEM 2010. Neste caso você faz a inscrição e informa durante a inscrição que quer usar o resultado do ENEM como certificação do ensino médio. Se você tirar pelo menos 400 pontos (o que não é difícil) e não zerar a redação, conseguirá o certificado de conclusão.

Se a opção for o supletivo regular, segue abaixo as informações.

Onde encontrar supletivo rápido na cidade de São Paulo?

De acordo com uma pesquisa realizada no site da secretaria estadual de educação na data de 13 de setembro de 2016, havia 536 escolas na cidade de São Paulo com Educação para Jovens e Adultos, sendo 276 da rede estadual, 241 da rede municipal e 19 particulares.

Essas escolas oferecem o EJA ou supletivo que é uma forma de concluir os estudos de maneira mais rápida do que o tradicional ensino nas escolas.

Para consultar o nome, endereço e telefone de cada uma delas, acesse este link: https://www.educacao.sp.gov.br/central-de-atendimento/index_escolas_pesquisa.asp

Quais as escolas com EJA nas cidades do RJ?

Na data desta FAQ, o site da Secretaria de Educação do estado do Rio de Janeiro (https://www.rj.gov.br/web/seeduc) estava com a opção de busca de escolas em manutenção, o que impossibilitou a informação das escolas com EJA no estado do Rio de Janeiro. Mas basta uma consulta no site da secretaria para encontrar informações a respeito no RJ.

Quais as escolas com EJA no DF?

As informações sobre a educação no DF, bem como de exames supletivos e a Educação de Jovens e Adultos devem ser obtidas através deste link https://www.se.df.gov.br no site da Secretaria de Estado da Educação do DF.

Onde encontrar supletivo a distância e gratuito?

Esta é uma dúvida comum e precisa ser bem esclarecida. A preparação para as provas do supletivo ou EJA podem ser feita a distância sem problema algum. Existem escolas particulares que vendem material e cursos de preparação a distância. Você pode também estudar por conta própria através da internet ou com o apoio de material online, livros, videoaulas e outros recursos que não exijam a sua presença em uma sala de aula.

Contudo, as provas de certificação devem ser presenciais e normalmente elas são feitas pelas secretarias estaduais de educação ou mesmo pelo ENEM como explicado no primeiro tópico.


 
Veja também: