Faculdade de Fonoaudiologia. Onde estudar, o que se estuda e outros

Conheça o Curso Superior de Fonoaudiologia e saiba onde encontrar este curso, bem como informações relacionadas a área e trabalho, regulamentação da profissão e outros. [33|Fonoaudiologia]

» Página Inicial

Muita gente pensa que o fonoaudiólogo trabalha apenas com quem tem problemas de fala ou dicção, mas a verdade é que o formado em Fonoaudiologia tem como objetivo prezar pela prevenção, reabilitação e, também, habilitação de todos os problemas que estejam relacionados à audição e à fala, além também de problemas relacionados à escrita e leitura. Em suma, são os profissionais de fonoaudiologia que tratam as deficiências de voz, locução, escrita, audição e leitura.

Por isso, a profissão se torna extremamente importante para a sociedade e para o ser humano, porque ela está diretamente ligada à inclusão social de pessoas que podem estar sofrendo com a exclusão social devido a seus problemas e, também, devido à falta de preparo da sociedade. Os profissionais de fonoaudiologia podem trabalhar em conjunto com outros profissionais para sanarem exatamente esses problemas - entre eles, psicólogos e fisioterapeutas.

Curso superior de Fonoaudiologia

Veja abaixo um vídeo da Universidade de São Paulo sobre a faculdade de Fonoaudiologia.

Durante o curso superior de Fonoaudiologia, o então estudante irá estudar matérias como anatomia, genética, fisiologia, patologia, ética, pedagogia, psicologia, linguagem oral, audição, linguagem escrita e, também, fala. Além disso, é preciso estudar matérias básicas e apresentar um trabalho de conclusão de curso.

Mercado de trabalho para Fonoaudiologia

Para quem vai fazer o curso superior de Fonoaudiologia, é preciso ter em mente que mercado de trabalho na área esta em ascensão e tem muito a desenvolver ainda, já que o número de profissionais é bem menor do que o necessário para o número de habitantes. Além disso, uma lei federal também incluiu a especialidade agora nos convênios médicos.

O profissional de fonoaudiologia também pode trabalhar em clínicas, hospitais, nos setores de educação e saúde, programas públicos e, também, em áreas particulares como a preparação de cantores, apresentadores e professores, trabalhando exclusivamente com a fala e sua preparação vocal.

Quem também usa muito a fonoaudiologia são os políticos, porque é preciso saber como colocar a voz e ter uma dicção perfeita, assim como os repórteres e jornalistas que precisam ser entendidos em uma única matéria ou chamada. O profissional ainda pode trabalhar em emissoras de rádio e TV, com a mesma especialidade já descrita.

A profissão é regulamentada pela Lei nº 6.965, do dia 09 de dezembro de 1981.

Onde encontrar o curso de Fonoaudiologia

Veja abaixo uma relação de cursos com melhores notas no conceito do MEC no CPC-2012:


 
Veja também: