Reciclagem de lixo e usinas de tratamento de lixo

A reciclagem do papel é a que gera maiores benefícios para o meio ambiente e para o homem. Reciclagem de alumínio, plásticos, vidro, papel e papelão.

» Página Inicial

Na década de 1980 foi constatado que algumas matérias-primas não renováveis estavam se esgotando ou se esgotariam, entre elas estavam o petróleo. Foi a partir dai que a ideia da reciclagem começou a ser considerada. No Brasil a reciclagem encontrou um forte aliado, a economia. Muitas pessoas trabalham com a reciclagem não porque esteja assim tão preocupado com o meio ambiente, mas porque dá lucro fazer reciclagem. Seja lá qual for a motivação, o fato é que hoje reciclamos muito, porém este muito ainda significa um percentual pequeno diante de tudo que pode ser reciclado no Brasil.

Usinas de tratamento do lixo

Mas de nada adianta reciclar se não há aproveitamento desses materiais. As usinas de tratamento de lixo são locais onde o lixo é separado, isto quando não houve uma coleta seletiva eficiente, para ser direcionado à indústria que o transformará em novo produto ou para os aterros sanitários quando não houver possibilidade de recuperação.

usina de lixo ou Unidades de Reciclagem Energética de Resíduos Sólidos Urbanos (URE), que são usinas destinadas a transformar o lixo em energia

Outro tipo de usina de lixo que tem sido discutido são as Unidades de Reciclagem Energética de Resíduos Sólidos Urbanos (URE), que são usinas destinadas a transformar o lixo em energia. Segundo a economista Mirian Gasparini, a geração de energia do lixo é uma tecnologia testada e comprovada. Considerada uma energia limpa, ela reduz a dependência de combustíveis fósseis e complementa a reciclagem.

A economista destaca ainda o quanto apenas um quilo de lixo pode gerar em energia:

Parece meio estranho pensar que o lixo pode ser transformado em energia, porém é uma tecnologia testada e aprovado e que no Brasil traria benefícios enormes benefícios, já que além de evitar que resíduos voltem para o meio ambiente ainda teríamos uma fonte energética alternativa. Desta forma os benefícios são ambientais e econômicos.

Como é feito a reciclagem do lixo

A coleta seletiva do lixo constitue em separar o lixo em grupos distintos, cada um com tipos de lixo correspondente com sua classificação

Primeiro é preciso estabelecer um processo de coleta seletiva que poderá ser feito em residências ou nas empresas. Depois é necessário que os serviços de retirada do lixo considere a classificação feita, ou seja, não adianta coletar e separar em casa se o caminhão que retira o lixo for misturar tudo. Algumas cidades do Brasil já fornecem o serviço de coleta seletiva nas residências. Essas cidades são: Curitiba (PR), Itabira (MG), Londrina (PR), Santo André (SP), Santos (SP), Diadema (SP) e Goiânia (GO).

Por fim é preciso que haja uma usina ou cooperativa de tratamento deste lixo. O lixo separado nas usinas receberão a destinação correta.

A reciclagem está processando materiais usados ​​(resíduos) em produtos novos e úteis. Isso é feito para reduzir o uso de matérias-primas que seriam usadas. A reciclagem também usa menos energia e uma ótima maneira de controlar a poluição do ar, da água e da terra.

A reciclagem eficaz começa com o agregado familiar (ou o local onde o lixo foi criado). Em muitos países sérios, as autoridades ajudam as famílias com sacos de lixo com etiquetas. Os agregados familiares separam os resíduos e colocam-nos nas malas certas para a recolha. Isso torna o trabalho menos difícil.

Itens de resíduos que geralmente são reciclados incluem:

Resíduos de papel: Os

itens de desperdício de papel incluem livros, jornais, revistas, caixas de papelão e envelopes.

Resíduos de plástico:

Os itens incluem sacos de plástico, garrafas de água, sacos de borracha e embalagens de plástico.

Resíduos de vidro:

todos os produtos de vidro, como garrafas quebradas, garrafas de cerveja e garrafas de vinho, podem ser reciclados.

Resíduos de alumínio:

latas de refrigerante, tomate, latas de frutas e todas as outras latas podem ser recicladas.

Importância e benefícios da reciclagem de resíduos A reciclagem 

Ajuda a proteger o meio ambiente:

Isso ocorre porque os materiais recicláveis ​​residuais teriam sido queimados ou acabados no aterro. A poluição do ar, terra, água e solo é reduzida.

Reciclagem conserva os recursos naturais: 

Reciclar mais resíduos significa que não dependemos muito de recursos naturais, que já estão massivamente esgotados.

Reciclar economiza energia:

É preciso mais energia para produzir itens com matéria-prima do que de reciclagem de materiais usados. Isso significa que somos mais eficientes em termos de energia e os preços dos produtos podem cair.

Reciclagem cria empregos:

As pessoas são empregadas para coletar, classificar e trabalhar em empresas de reciclagem. Outros também conseguem empregos em empresas que trabalham com essas unidades de reciclagem. Pode haver uma onda de empregos no município.

Referências:

https://jornale.com.br/mirian/?p=6760

https://pt.wikipedia.org/wiki/Reciclagem_de_lixo

Por Redação e Aline Priscila da Silva Muniz Nóbrega


Veja também: