Faculdade de Nutrição. O que se estuda, onde estudar e outros

Conheça o Curso Superior de Nutrição e saiba o que um aluno deste curso irá estudar, como é o mercado de trabalho e onde encontrar faculdades e universidades que oferecem a formação. [27|nutricao]

» Página Inicial

A saúde humana está intimamente relacionada com a alimentação, e a profissão que cuida dessa relação é a de nutricionista. O curso superior de Nutrição desenvolve a habilidade e capacidade profissional para compreender como é a interação entre o ser humano e os alimentos, controlando esse processo para promover a saúde e a qualidade de vida.

A formação oferecida é bastante ampla, para que o aluno domine aspectos gerais a respeito do organismo humano, para poder orientar seus futuros pacientes em dietas. Nesse caso, dieta não está apenas no sentido de perder peso, mas de ter uma alimentação que reabilite ou mantenha a saúde.

O profissional de Nutrição é capaz de orientar como cada pessoa deve se alimentar, de acordo com suas condições de saúde particulares. Também é capaz de selecionar fornecedores de produtos alimentícios e avaliar o processamento desses alimentos.

Veja abaixo um vídeo da blogueira Jéssica Andrade (www.blogdajess.com.br) que é estudante de nutrição sobre o curso.

O que estuda?

A grade curricular que prepara futuros nutricionistas oferece justamente essa formação ampla e integral, proporcionando um conhecimento generalizado sobre o organismo humano, além do aprendizado específico sobre alimentação.

Entre as disciplinas estudadas ao longo do curso, destacam-se: Anatomia Humana, Bioquímica, Biologia, Patologia, Educação Nutricional, Tecnologia Aplicada na Indústria de Alimentos, Nutrição e Dietética, Segurança de Alimentos e Nutrição e Saúde.

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho para nutricionistas está em expansão, afinal, é cada vez maior a preocupação com os hábitos alimentares das pessoas, graças à sua influência sobre a saúde.

Os nutricionistas formados podem ter seu próprio consultório, recebendo pacientes que desejem ser orientados sobre como devem se alimentar corretamente.

Além dessa área, o profissional também pode atuar no gerenciamento e supervisão de alimentos servidos em instituições (empresas, escolas, hospitais, creches); elaborar cardápios e se responsabilizar pelo controle de qualidade em restaurantes; acompanhar a nutrição de atletas e outras possibilidades existentes.

Regulamentação

A profissão de nutricionista é regulamentada pela Lei 8.234, que estabelece as bases legais para o exercício dessa atividade, indicando o que é ou não permitido. Além disso, só pode atuar como nutricionista quem possui diploma do curso superior e está devidamente registrado no Conselho Nacional de Nutricionistas.

Onde estudar?

Veja abaixo as notas do curso em algumas universidades brasileiras que oferecem Nutrição. Dados do MEC – CPC-2012


 
Veja também: