O que é ditongos e hiatos. Acentuação ortográfica

Entenda como ficou a acentuação de ditongos e hiatos com a entrada do novo acordo ortográfico. Saiba como era antes e agora com as novas regras. Diversos exemplos para você comparar o antes e o depois.

» Página Inicial

Os estudantes que estão buscando materiais para poder se aprimorar em seus conhecimentos devem acompanhar este post, pois aqui iremos tratar sobre um assunto muito cobrado em diversas provas: o significado de ditongo e hiato.

Nem todos sabem diferenciar ou identificar em uma palavra qual é qual. Situação esta que deve ser mudada com urgência, pois é uma temática muito fácil de se compreender e não se deve deixar para depois.

Por isso, se você está se preparando para um concurso, vestibular ou até mesmo para uma prova de português da sua escola, não deixe essa matéria de lado, leia com atenção e entenda de uma vez função de cada um desses termos.

Com o Novo Acordo Ortográfico, mais do que entender sobre as classificações das palavras em oxítonas, paroxítonas, proparoxítonas, etc., é necessário compreender a alteração na acentuação de ditongos e hiatos.

Sobre a classificação das palavras

Para poder classificar entre ditongo ou hiato, é necessário conhecer o básico sobre separação silábica, porque a classificação depende diretamente dela.

E vale ressaltar ainda que o ditongo é um que possui mais duas classificações, sendo elas a nasal e a oral. Por isso é muito importante se atentar a forma como a palavra é separada e também como ela será pronunciada, para poder fazer uma classificação correta.

Acentuação dos ditongos

Acentuação de ditongos e hiatos

De forma simples e rápida, podemos dizer que toda sílaba só pode haver uma única vogal. Quando uma única sílaba tem mais de uma vogal, precisamos ter em mente que somente uma delas é realmente vogal; a outra chamamos de semivogal. As características das semivogais é de apresentar uma fonética mais baixa do que as vogais principais e sempre estarem do lado da outra vogal. A junção delas resulta no que podemos chamar de ditongo.

O que diferencia os tipos de ditongos é a posição de suas vogais principais e semivogais. Chamamos de ditongo crescente quando primeiro vem a semivogal e depois a vogal, como em história, série e mágoa. Já os ditongos decrescentes é quando ocorre o contrário, primeiro vem a vogal e depois a semivogal, como em cadeira, papai, mamãe, porão e peixe.

É importante entender esse processo para enxergar com mais clareza as alterações do Novo Acordo Ortográfico. Agora, os ditongos abertos, como em -ei e -oi não são mais acentuados em palavras paroxítonas.

É importante destacar que o acento continua nos casos de ditongos abertos nas palavras oxítonas e monossílabas, como em: dói, papéis, herói e anéis. Além disso, a acentuação no ditongo aberto -eu também permanece como antes do Acordo Ortográfico, como em: ilhéu, chapéu, céu e véu. No caso das palavras proparoxítonas, recebem o nome de proparoxítonas aparentes as palavras que terminam em ditongo crescente, como em: glória, lírio, mágoa, tênue, sério, série, gênio.

Saiba mais sobre o que é um ditongo

O ditongo também considerado um encontro vocálico, assim como o hiato, mas com uma diferença: ao invés de separar as letras, elas ficam unidas. Ou seja, ocorre o encontro das vogais na palavra, porém no momento de separar elas ficam juntas.

Dentro de uma palavra classificada como ditongo podemos encontrar vogais e semivogais, no qual o primeiro termo se refere a letras mais forte da palavra e o segundo ao mais fraco. Para entender melhor, veja a lista de exemplos abaixo:

Acentuação dos hiatos

O hiato é mais simples para compreender; se nos ditongos as vogais estão na mesma sílaba, o hiato ocorre quando, em uma mesma palavra, duas vogais estão uma ao lado da outra, mas pertencendo cada uma a uma sílaba diferente.

Com o Novo Acordo Ortográfico os hiatos -ee e -oo não são mais acentuados.

Entenda mais sobre o hiato

Como foi dito acima, o encontro vocálico é a junção de duas vogais em uma mesma palavra, porém só podemos classificar essa palavra como hiato se ela estiver separada durante o processo de separação silábica.

Pode até parecer complicado, mas não é, na verdade este é um conteúdo muito simples de ser assimilado. Veja alguns exemplos para melhor compreensão:

Essas são algumas palavras que são classificadas como hiato, entretanto, existem muitas outras. Porém, a partir deste exemplo já deu para compreender melhor o que é este termo e como identificá-lo em uma palavra.


 
Veja também: