Telecurso 2000 e Telecurso TEC. Como funciona e conteúdo dos cursos

Perguntas e respostas sobre o Telecurso 2000 da Fundação Roberto Marinho. Entenda como ele funciona e como assistir as aulas pela TV ou acessar os vídeos pela internet.

» Página Inicial

O que é o Telecurso 2000?

É uma tecnologia ou estrutura que oferece material de estudo para o ensino básico através de apostilas ou de programas de TV. Esse conteúdo é usado em milhares de telessalas espalhadas pelo país. O projeto criado e mantido pela Fundação Roberto Marinho, já teve vários nomes, como Telecurso 2000, NovoTelecurso e hoje chama-se apenas Telecurso. O programa já teve o apoio também da FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo.

Como ele funciona?

Telecurso 2000

Há duas formas de um aluno participar do Telecurso. A primeira é estudando pela internet ou TV com o auxílio do material e participar de uma telessala(marca registrada da Fundação Roberto Marinho) presencial. Para isto é necessário verificar se na sua cidade ou região tem uma dessas telessala. Verifique através deste link: https://educacao.globo.com/telecurso/noticia/2014/11/projetos-pelo-brasil.html

Se na sua cidade ou região não tiver, você poderá estudar pela TV ou internet com o conteúdo deles e prestar as provas do EJA da Secretaria Estadual de Educação.

Qual a relação do Telecurso 2000 com supletivo ou EJA?

O conteúdo é destinado para estudantes do EJA – Educação de Jovens e Adultos. Embora o Telecurso não emita certificado de conclusão do supletivo, mas eles provem o conteúdo necessário para se estudar para as certificações.

Em qual canal de televisão são transmitidos os programas do Telecurso 2000?

Os programas são exibidos na TV nos seguintes canais:

Qual a metodologia que eles usam nas vídeo-aulas?

Nas aulas pela TV é usado uma metodologia diferente do modelo tradicional de aula em que há um professor falando o tempo todo. As aulas são mostradas através de histórias de personagens como situações corriqueiras do dia-a-dia, facilitando a assimilação e não tornando enfadonho as aulas.

É possível acessar as aulas e o conteúdo do Telecurso 2000 pela internet?

Sim. Para acessar as teleaulas pela internet acesse os links abaixo:

Como proceder para adquirir as apostilas ou livros do Telecurso 2000?

Veja neste link https://educacao.globo.com/telecurso/noticia/2014/11/como-adquirir.html como entrar em contato com as editoras que são licenciadas a comercializar os materiais do Telecurso.

Onde obter mais informações?

Diretamente no site do programa que pode ser acessado através deste link: https://educacao.globo.com/telecurso

O que é Telecurso TEC?

O Telecurso tec é um programa de formação técnica e qualificação profissional com cursos a distância. Todo o conteúdo é estudado por meio de uma plataforma online chama de Ava Gead/Cetec Cps, ao final de cada módulo o aluno faz uma prova presencial para a avaliação dos conteúdos.

Os cursos disponíveis no Telecurso TEC são voltados as áreas de Gestão e Negócios, são eles: Administração, Comércio e Secretariado, cada um com carga horária de 800 horas, divididas em três módulos totalizando um ano e meio de curso.

O Eixo Tecnológico de Gestão e Negócios foi escolhido por aliar grande procura a altas taxas de empregabilidade.

Os cursos possuem vídeo-aulas transmitidas pela Tv aberta?

Sim. Assim como os cursos do Telecurso 2000, os cursos do Telecurso TEC possuem vídeo-aulas para auxiliar o aluno em seus estudos.

O primeiro módulo dos três cursos possui o mesmo conteúdo e contém cerca de 3 a 4 vídeos para cada capítulo do livro didático. Já a partir do módulo 2, cada curso se encaminha para seu conteúdo personalizado de aprendizado sobre a matéria e possui um vídeo para cada capítulo do livro didático. Os vídeos são transmitidos pela Tv Cultura, Tv Globo e Tv Brasil de manhã. Os vídeos também podem ser encontrados no youtube ou no site oficial da Tv Globo.

Quais são as modalidades oferecidas pelo Telecurso TEC?

Atualmente o Telecurso tec dispõe de recursos educacionais variados e é oferecido pelo Centro Paula Souza nas modalidades: semi-presencial, online e aberta.

Semi-presencial – Conta com aulas presenciais e a distância, com o suporte de um professor orientador e de um Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Online – Para turmas permanentemente apoiadas por um tutor, toda informação se dá por meio da Internet com o uso de Ambiente Virtual de Aprendizagem. O exame para certificação é presencial.

Aberta – Nessa modalidade, os estudantes participam individualmente do curso, acompanhando as atividades propostas nos livros didáticos e assistindo às vídeo-aulas. O exame presencial para fins de certificação ocorre semestralmente.

Como faço para ingressar em um dos cursos?

O ingresso para estas modalidades se dá por meio de um Processo Seletivo chamado de Vestibulinho Etec. O interessado faz sua inscrição pelo site, paga uma taxa de R$ 30,00 para fazer a prova.

Mais informações sobre o Processo Seletivo estão disponíveis no site www.vestibulinhoetec.com.br.

O Telecurso 2000 é a mesma coisa que o Telecurso Tec?

Não. O Telecurso é uma tecnologia educacional, reconhecida pelo MEC, que oferece escolaridade básica de qualidade a quem precisa. No Brasil, ele é utilizado para a diminuição da defasagem idade-ano, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e como alternativa ao ensino regular em municípios e comunidades distantes. Hoje ele não é mais denominado como Telecurso 2000 e sim somente como Telecurso ou Novo Telecurso 2000

O Novo Telecurso oferece somente aulas de matérias básicas escolares?

Não. Além das matérias básicas aprendidas no ensino fundamental e médio, o Novo Telecurso Tec oferece aulas de Mecânica, Espanhol, Inglês, Metrologia, Desenho Técnico, Elétrica, e muitos outros que podem ser conferidos no site oficial do Telecurso.

Por Redação e Maria Luisa Marques Vasconcelos


Veja também: