Faculdade de Engenharia Naval e o engenheiro naval

Saiba mais sobre o Curso Superior de Engenharia Naval e a profissão de engenheiro naval no exercício da sua profissão, na elaboração e execução de projetos navais. [20|ENGENHARIA (GRUPO III) - ENGENHARIA NAVAL]

» Página Inicial

A Engenharia Naval é a área responsável por elaborar projetos, executar construções de embarcações e seus equipamentos, bem como a manutenção desses. Assim sendo, no Curso Superior de Engenharia Naval o aluno estuda os projetos de estrutura de motor e outros componentes de navios, utilização das embarcações, transporte marítimo e fluvial.

Com duração de cinco anos, o Curso Superior de Engenharia Naval aborda disciplinas teóricas e práticas, que ensinam o aluno a como lidar com os equipamentos navais e sua manutenção de forma semelhante aos modelos do mercado de trabalho na área. O formado em Engenharia Naval pode realizar laudos e fichas técnicas, bem como pode guiar os processos de fabricação dos equipamentos, entre outras atividades.

Veja um vídeo explicativo sobre o curso de Engenharia Naval:

O que é o curso?

É um curso específico para os profissionais que desejam atuar nos setores navais. A operação e manutenção de sistemas de navegação, a velocidade e a segurança de navios e barcos, entre outros veículos marítimos, são alguns dos conhecimentos que o aluno do Curso Superior em Engenharia Naval dispõe durante a graduação.

O estágio supervisionado em Engenharia Naval não é obrigatório, cabendo ao cursante decidir se pretende realizá-lo ou não. A graduação inclui disciplinas práticas e teóricas, de acordo com as especificações do MEC para Engenharia Naval, a fim de tornar o profissional capaz de atuar nas mais diversas áreas do setor.

O que se estuda?

Entre as principais disciplinas, entre as práticas e as teóricas, que compõem a grade de Engenharia Naval, estão:

Mercado de trabalho

De acordo com as informações do Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore (Sinaval), mais de 15 mil vagas de emprego para Engenheiros Navais serão abertas nos próximos anos. Assim sendo, trata-se de uma área com o mercado de trabalho receptivo e que oferece altas remunerações aos profissionais.

Exigências da lei para a atividade:

Os Engenheiros têm de ser diplomados pelas escolas ou cursos de engenharia oficiais, da União Federal, ou que sejam, ou tenham sido ao tempo da conclusão dos seus respectivos cursos, oficializadas, equiparadas às da União ou sujeitas ao regímen de inspeção do Ministério da Educação.

Onde fazer o curso superior

De acordo com o relatório do CPC-2012 do MEC, o curso superior de Engenharia Naval pode ser encontrado em diversas universidades brasileiras. Na relação seguinte estão algumas delas:


Veja também: