Diferença entre Israel e Palestina, Faixa de Gaza e Cisjordânia
Israel e Palestina aparecem nos noticiários com muita frequência. Mas qual a diferença entre eles? Veja também sobre a Faixa de Gaza e Cisjordânia. Por que há tantos conflitos no Oriente Médio?
A região do Oriente Médio se caracteriza por sua instabilidade, causas políticas, religiosas, sociais e culturais que são parte de uma historia que vem de milhares de anos e até hoje vem sendo motivo das principais problemáticas na região, levando muitas vezes a consequências terríveis. Povos antiguíssimos, cada um com suas particularidades, ocupam uma porção da região do Oriente Médio, localizada ao oeste do continente asiático, a Ásia ocidental.
Mas quais são as diferenças entre eles? Nesse artigo decidi dar uma breve introdução a Palestina, Israel, Faixa de Gaza e Cisjordânia, visando esclarecer suas diferenças, as quais você poderá entender através dessa leitura simples.
Palestina
Refere-se a denominação que foi atribuída a essa porção da região composta principalmente por Israel, Faixa de Gaza e Cisjordânia que após sucessivas guerras e tratados modificaram a geografia e estabeleceram limites de fronteiras dividindo a soberania de cada pais. Essa denominação que foi primeiramente dada pelo Império Britânico está hoje dividida em três partes. A área de Palestina se encontra delimitada pela costa oriental do Mar Mediterrâneo e o Rio Jordão.
Israel
O Estado de Israel constitui uma republica parlamentar independente que se define como estado judeu e democrático e está localizado dentro da região de Palestina. Israel ocupa um pequeno território da região do Oriente Médio que tem como principais centros urbanos Jerusalém, onde se concentra a maioria da população, e Tel Aviv, capital e centro financeiro do país. O país é banhado pelo Mar Mediterrâneo, e compartilha fronteira com a zona da Faixa de Gaza e Egito no sudoeste, e com Cisjordânia e Jordânia na zona leste. Sua religião assim como proclama o seu governo é na grande maioria judeu, com uma população estimada em 7.8 milhões de pessoas, das quais 5.9 se proclamaram judias.
Conheça a cidade de Jerusalém:
Faixa de Gaza
Tratasse de uma pequena e densamente povoada zona geográfica que ocupa um total aproximado de 360km2, onde habitam quase um milhão e meio de pessoas, principalmente refugiados. Totalmente bloqueada pelos Estados do Egito, que faz fronteira ao sul, e Israel, que rodeia a pequena área de Gaza, a realidade ali é penosa e critica. Sem recursos naturais e com o espaço aéreo e marítimo controlado pelo governo de Israel, as condições de vida são extremas, dando lugar ao contrabando por meio de túneis que passam por debaixo dos murais construídos por Israel e Egito. A principal causa do bloqueio se deve ao repudio a política do Hamas e seu contrabando de armas. Saiba mais sobre isso nessa publicação da Globo a partir de um reportagem da BBC Brasil https://oglobo.globo.com/mundo/contrabandistas-de-gaza-furam-barreira-de-aco-construida-pelo-egito-3012476
Cisjordânia
O território de Cisjordânia forma parte dos territórios palestinos administrados pela Autoridade Palestina. Na atualidade o território da Cisjordânia se encontra dividido em 3 zonas A, B e C, controladas pelos palestinos, mas primordialmente ocupadas militarmente pelo exercito de Israel. A área da Cisjordânia é uma das mais disputadas, onde também ingressa a Jordânia na polêmica. A situação geral da população também apresenta sintomas críticos já que os principais recursos são baixos.
Por que há tantos conflitos no Oriente Médio?
As raízes são antigas, muito antigas e elas remontam os tempos bíblicos, contudo, analisando a história recente é possível identificar alguns acontecimentos importantes.
Quando a Segunda Guerra Mundial terminou, o Oriente Médio se tornou uma das regiões mais conflituosas do mundo devido a fatores geoestratégicos, como por exemplo o monopólio do petróleo, questões religiosas e até mesmo conflitos locais.
A diferença entre as crenças desses povos é nítida, mesmo morando próximos uns dos outros. Vamos conhecer os principais conflitos que ficaram marcados na história:
Primeiro conflito entre Israel e países árabes - 1948/ 1949
Depois que Israel foi criado pela ONU – Organização das Nações Unidas em 1948 após a Segunda Guerra Mundial, havia ocorrido uma divisão territorial em 1947, que ficou conhecida como a Partilha da Palestina.
Porém, essa partilha não foi bem aceita pelos líderes árabes da época, principalmente dos países: Egito, Síria, Iraque, Jordânia e Líbano, gerando a primeira guerra Árabe-Judaica, sendo chamada de Guerra da Independência.
Segundo conflito: Guerra de Suez – 1956
Esse segundo conflito teve início quando o presidente egípcio Gamal Abdel Nasser derrubou o rei Faruk em 1952, por querer nacionalizar o Canal de Suez, um ponto que liga o Mar Mediterrâneo e o Mar Vermelho.
Essa guerra durou apenas uma semana, mas envolveu também ingleses, franceses, os Estados Unidos e a ONU (que fez a pacificação).
Terceiro conflito: Guerra dos seis dias – 1967
Em 1967, o Egito, a Síria e a Jordânia atacaram a Israel novamente, gerando uma Guerra de Seis Dias.
Em defesa a um novo ataque, Israel adicionou vários territórios ao seu redor a fim de evitar novos ataques, sendo estes:
- Faixa de Gaza
- Colinas de Golã (Síria)
- Cisjordânia (Jordânia)
- Oriente de Jerusalém
Quarto conflito: Guerra de Yom Kippur – Dia do Perdão
A Síria e o Egito atacaram a Israel novamente em 1973, enquanto comemoravam o feriado de Yom Kippur. Surpreendentemente, Israel recebeu o apoio dos Estados Unidos, e os Árabes perderam a Guerra.
Quinto acontecimento: Acordo de Camp David
Em 1979, os Estados Unidos e Israel promoveram o Acordo de Camp David, devolvendo a Península do Sinai ao Egito, sendo concretizada a devolução em 1982.
O Egito então passou a não agredir Israel e a permitir que eles passassem pelo Canal de Suez.
Sexto conflito: Intifada
Entre os anos de 1987 e 1993 aconteceu o primeiro levante popular (Intifada) dos palestinos contra os israelenses na Faixa de Gaza e na Cisjordânia. Os manifestantes atiravam pedras nos soldados israelenses, que revidavam causando ainda mais estragos e mortes. Os conflitos seguem até hoje, por causas e motivos diversos.
Fontes: https://www.coladaweb.com/historia/guerras/conflitos-do-oriente-medio
Por Redação e G Produções Editoriais
- Adjetivo derivado, equivalente e adverbial interrogativo
- Adjetivos superlativos, indefinidos e pátrios
- Como morreu Albert Einstein, Alberto Santos Dumont e Alexandre o Grande
- Como usar as letras Ç, S, SS e SC em português
- Curso grátis de português e inglês online
- Definições de cidade, cidade-satélite, cidade independente e imperial
- EJa em Lages, Jaraguá do Sul e Palhoça. Escolas com Supletivo de 1 e 2 graus
- Faculdade de Engenharia Geológica. Mercado e onde estudar
- Gênero do substantivo: masculino e feminino
- O que é materialismo dialético? Conceito, definição e pensadores
- O que é poluição, poluentes e principais fontes de poluição
- Ordem alfabética e cronológica e inversa
- Pergunta retórica. Conceito, exemplos e diferença de pergunta comum
- Pronome de tratamento para padre, professor, reitor e promotor
- Pronomes demonstrativos: este, esta, isso, esse, aquele e aquilo
- PTN - Partido Trabalhista Nacional
- Supletivo em Manaus/AM e Rio Branco/AC. Escolas com EJA no Amazonas
- Supletivo em Santo André/SP. Escolas públicas e particulares com EJA
- Supletivo em São Luís, Imperatriz e Timon. Escolas com EJA no Ceará
- O que é socialismo, origem e tipos marxista, utópico e cientifico