Boletim escolar online. Escolas públicas e particulares. Tira-dúvidas

Perguntas e respostas sobre o boletim escolar online. Veja quais as escolas disponibilizam na internet, tanto escolas particulares como as públicas de ensino fundamental e médio.

» Página Inicial

O que é o boletim escolar?

É um documento formal que registra o histórico escolar de um aluno no ensino fundamental e médio, mostrando as disciplinas em que ele estudou, as faltas que constam em cada disciplina, a nota de cada bimestre ou trimestre e de cada disciplina, bem como outras informações complementares e relacionadas à vida escolar do aluno.

Este documento é entregue ao aluno no final de cada bimestre e pode ser retido pela escola em caso de insuficiência de nota ou excesso de faltas, nesse caso ele é entregue geralmente apenas aos pais ou responsáveis para que tomem ciência do problema.

No boletim escolar consta também o CGM do aluno, a data de início e final do período letivo, o número da chamada, o nome do secretário da escola e do diretor, entre outras informações pertinentes. Muitas escolas anexam ao boletim escolar um texto de elogio aos alunos que tiram notas superiores a 9,0 em todas as disciplinas.

O que é o boletim escolar online?

Boletim Escolar Online

É o mesmo documento só que disponibilizado na internet além da versão tradicional impressa. Com o surgimento e popularidade da internet, muitas escolas e secretarias estaduais de educação vem disponibilizando este serviço para que alunos, pais e responsáveis possam ter acesso a qualquer momento e em qualquer lugar, ao conteúdo do boletim escolar na internet.

As escolas públicas de ensino fundamental e médio disponibilizam o boletim online?

Sim, muitas já fazem isso. Na verdade, por serem escolas da rede pública de educação, isto depende da iniciativa do próprio governo através da Secretaria Estadual de Educação. Algumas já fazem isso. Como exemplo, cito os seguintes:

As escolas particulares disponibilizam?

Sim. A exemplo das escolas da rede pública, muitas instituições de ensino particular também disponibilizam o boletim escolar na internet para consulta de forma online. Como exemplo cito os seguintes:

As informações da versão online são as mesmas da versão impressa?

Geralmente são as mesmas, pelo menos no que diz respeito ao conteúdo certamente que são as mesmas. Contudo pode haver variação no formato de apresentação delas, uma vez que a internet tem recursos dinâmicos, enquanto que a versão impressa é estática.

Alguns boletins online disponibilizam também, em cada disciplina, o cálculo da média aritmética das notas da turma, o que permite que o aluno, e seus pais ou responsáveis, avaliem seu desempenho relativamente aos colegas. Disponibiliza-se também a média parcial do aluno, além da média ponderada final. Outros sistemas também fazem o cálculo da porcentagem de frequência que o aluno tem para que o mesmo controle suas faltas (o limite de faltas é de 25% do total de aulas dadas). A situação de aprovação ou reprovação também estará assinalada no boletim online.

Existem aplicativos para celular para consultar?

Existem alguns aplicativos para Android que permitem que os alunos acessem seus boletins através de um smartphone. Existe o “Boletim Escolar”, desenvolvido pela Hms Software, que serve para alunos de escolas públicas. No aplicativo, basta que se faça o cadastro do aluno, informando o nome completo, data de nascimento e RA. Em seguida, deve-se selecionar o ano letivo que se deseja consultar, a escola na qual o aluno estuda, a série e a turma. O aplicativo informa as notas de todas as disciplinas e o número de faltas nas mesmas. Foi avaliado com 4,3 estrelas na Play Store.

A prefeitura da cidade de São Paulo disponibiliza o aplicativo “Boletim Online”, também para Android. Para acessar o boletim, os alunos da rede pública da cidade devem informar o ano letivo, seu RA, sua data de nascimento, sua escola, sua série e turma. O aplicativo informa as notas em todas as matérias e as faltas. Foi avaliado com 4,5 estrelas na Play Store.

Como saber se as escolas do meu estado ou a instituição particular onde estudo disponibilizar o serviço na internet?

Acesse o site da secretaria estadual de educação do seu estado. Geralmente o endereço é: https://www.educacao.XX.gov.br. Substitua o XX pela sigla do seu estado. Isso deverá funcionar na maioria dos casos. Para escolas particulares é necessário consultar o site da escola e verificar se a opção está disponível. Em todos os casos é necessário ter o RA (Registro do Aluno), também conhecido como CGM, do aluno em mãos e cadastrar uma senha, que geralmente é feita presencialmente na escola onde o aluno estuda. Há casos em que o sistema irá solicitar, ao invés do CGM (código da matrícula), o CPF ou RG do aluno e, ao invés de uma senha, o telefone celular para envio de um código de segurança. O aluno deverá anotar o código de segurança enviado por SMS e inseri-lo no sistema. Após esse procedimento, ele terá acesso ao boletim online.

Um site interessante para análise de boletim online, de escolas públicas estaduais, é o https://boletimescolaronline.com.br

Existem outras funcionalidades nos portais do aluno?

Sim. Além da consulta ao boletim, alguns portais administrados pelas secretarias públicas permitem o acesso ao calendário escolar, atualização de cadastro etc.

As universidades também disponibilizam o boletim online?

Quase todas as universidades disponibilizam também a consulta do boletim através do portal do aluno. Para acessa-lo, o aluno deverá simplesmente entrar no site da universidade, digitar seu RA (Registro Acadêmico) e sua senha. Entre outras opções, o aluno terá acesso a seu boletim, no qual constará, além de todas as informações que constam num boletim escolar de ensino fundamental/médio, o código do seu curso, sua matriz, seu coeficiente de rendimento e os códigos das disciplinas.


 
Veja também: