Faculdade de Engenharia de Petróleo, áreas estudas e profissão
Conheça o Curso Superior de Engenharia de Petróleo, veja quais são as áreas estudadas no curso, a regulamentação da profissão e o mercado de trabalho para o engenheiro. [30|ENGENHARIA (GRUPO VII) - ENGENHARIA DE PETRÓLEO]
O engenheiro de petróleo é o profissional responsável por um conjunto de recursos e técnicas utilizadas para descobrir jazidas e poços de petróleo, para a produção, exploração e também para a própria comercialização do mesmo.
O engenheiro de petróleo garante a sua atuação no mercado petroleiro, como é o caso de plataformas tanto petroquímicas quanto marítimas, além de refinarias.
Sobre o curso superior
Os seus principais aprendizados estão voltados para a área de engenharia, mineração, geofísica e geologia, atuando na procura de jazidas de petróleo para exploração.
Os projetos da área, por sua vez, são voltados para a produção e para a exploração do bem de forma a não possibilitar o desperdício de material e nem mesmo prejudicar o meio ambiente.
Por outro lado, os engenheiros de petróleo são também responsáveis pelo transporte desse combustível e de seus derivados, processo que deve ser monitorado pelo profissional desde a sua exploração até o momento em que ele chega à refinaria.
O setor aquecido permite também que os engenheiros de petróleo possam atuar em consultorias de caráter ambientais ou então em empresas do setor de importação e exportação por meio da pesquisa de valores das matérias primas ou então para a captação de possíveis compradores.
Áreas estudadas
Na grade acadêmica dos estudantes, os estudos são voltados para a prospecção dos ambientes em que se encontram o petróleo, como refinarias ou reservatórios, transporte e distribuição desse gás, comercialização e distribuição do mesmo, refino, criação de aparelhos e extração do combustível.
Mercado de trabalho
O mercado de trabalho para os engenheiros de petróleo no território brasileiro é positivo principalmente por conta da Petrobras, que segue como a maior empregadora de todo o país com a exploração da região do pré-sal.
Além disso, é também possível atuar na exploração do petróleo nas jazidas que estão espalhadas tanto no mar quanto na terra, por toda a costa do país.
Exigências
Para se tornar um profissional da área é necessário concluir o ensino superior em Engenharia de Petróleo. Além disso, o registro no Crea – Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia também é necessário para que o profissional possa atuar em território brasileiro.
Regulamentação da profissão
A profissão de engenheiro de petróleo é regulamentada por meio da Lei nº 5.194, de 1966, com uma resolução de número 509 criada em setembro do ano de 2008.
Onde estudar?
Veja a relação abaixo com as opções, segundo o relatório CPC-2012 do MEC:
- Como acentuar palavras paroxítonas. Regras e exemplos
- Curso de Administração: mercado de trabalho e regulamentação da profissão
- Curso de Publicidade e Propaganda. Melhores faculdades e profissão
- Curso Superior de Ciência da Computação. Onde estudar, mercado e outros
- Curso superior em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Conheça
- Curso técnico em informática e internet, o que é e como funciona
- Diferença entre HOUSE e HOME, IN e ON no idioma inglês
- Energias renováveis e não renováveis no Brasil e no mundo
- Escolas com supletivo em Americana, Santa Bárbara Doeste e Indaiatuba
- Faculdade de Engenharia Agrícola e o curso superior para agricultura
- Financiamento de automóveis: diferenças entre leasing e CDC
- Horário de Brasília e os fusos horários brasileiros
- Movimento Renascimento. Raízes, onde começou e porque a Itália?
- O que é materialismo dialético? Conceito, definição e pensadores
- Países que falam inglês. EUA e Inglaterra, Índia e outros
- Pronome de tratamento para padre, professor, reitor e promotor
- Reciclagem de lixo e usinas de tratamento de lixo
- Supletivo em Diadema/SP. Educação de Jovens e Adultos no ABCD Paulista
- Supletivo em Florianópolis, Criciúma e Itajaí. Educação de Jovens e Adultos
- Supletivo em São José do Rio Preto, Araçatuba e Jales. Escolas com EJA