Ensino aberto e escola aberta. Ensino básico, regular e avançado

Qual o conceito e definição de ensino básico, regular e avançado. Existe uma definição formal para tais termos e quais os exemplos que podemos ter de uso e aplicação deles na educação atual? Veja as perguntas e respostas sobre Ensino aberto e escola aberta.

» Página Inicial

O que é ensino básico?

No Brasil o ensino básico ou a educação básica é composta pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. Este ciclo pode levar em torno de 18 anos e tem coo finalidade dar uma formação cidadã ao estudante, bem como prepara-lo para a escolha e definição de uma profissão. A educação básica e assim definida no Brasil:

Educação infantil:

Ensino fundamental I (anos iniciais):

Ensino fundamental II (anos finais):

Ensino médio:

O que é ensino regular?

Ensino básico

O termo ensino regular pode ser uma referência ao ciclo normal descrito acima da educação básica ou posterior a ela na educação superior. Diz respeito ao cumprimento do mesmo de educação adotado no país. Fora isso outras formas de educação também são aceitas, com por exemplo o EJA que é a Educação de Jovens e Adultos que foge do ciclo regular, uma vez que ele é feito por pessoas de qualquer idade e em qualquer tempo, muitos desses programas oferecidos não têm uma regularidade de tempo ou aulas, adequando-se a necessidade do próprio aluno.

O que é ensino avançado?

O ensino avançado é usado muitas vezes como uma ferramenta de propaganda ou marketing de escolas ou métodos de ensino, sem contar necessariamente com o amparo legal para o uso do termo. Na escola regular basicamente não há esta definição de maneira formal. Contudo, o ele é usado para programas especiais onde a escola ou o método propõe formas mais aceleradas de aprendizado ou aborda temas e assuntos com mais profundidade. Mas ainda assim é difícil definir o que é pelo fato de não existir métricas para tal.

O ensino básico é obrigatório?

Sim. Tanto é que ele é oferecido gratuitamente pelo estado nas escolas públicas, o que significa que ninguém poderá alegar que não está estudando ou colocando seu filho para estudar por falta de recursos financeiros. Com exceção do ensino médio, as demais etapas da educação básicas são obrigatórias e não matricular uma criança na escola pode causar até sansões para os pais.

Ensino Aberto?

O termo ensino aberto é uma expressão de referência á algum tipo de movimento que visa a oportunidade para todos, garantindo livre acesso. Atualmente a educação aberta está associada á qualquer tipo de curso que seja grátis.

Recursos Educacionais Abertos (REA)?

É um movimento que circula pela internet garantindo o acesso de novos recursos paras as formas educacionais. O objetivo baseia se na ideia de bens comuns. Uma definição do REA foi a adoção e construção do projeto que foi realizado pelo UNESCO/COL.

Definição de ensino aberto?

Não há uma ideia exata da definição, até por que o termo Ensino Aberto define vários temas e práticas diferentes. Sabe-se que é um meio de práticas e recursos abertos disponível para todos com variados níveis de educação a serem abordados pela ideia.

Programa Escola Aberta?

O programa Escola Aberta apoia a ideia de escolas ficarem abertas oferecendo diversas atividades nos finais de semana para todos da comunidade. Com uma parceria a escola poderá oferecer atividades educativas culturais, artísticas e esportivas.

Qual é a ideia do programa?

O programa busca promover a amizade em determinada comunidade, buscando mais união e oferecendo atividades de cultura popular. O projeto além de ajudar a valorizar o local salva a identidade e pertencimento do local. A troca de saberes pode ajudar tanto as pessoas que frequentam o projeto quanto aos alunos daquela escola que poderão aumentar suas áreas de aprendizagem.

Como o projeto realiza as ações dos finais de semana?

As ações que são feitas nos finais de semana, são diagnosticadas através de pesquisas sobre a escola e a comunidade, buscando encontrar pessoas que estão dispostas a passar seu conhecimento a diante e ensinar novas pessoas, passando competências e habilidades.

Quem é o responsável pelo programa?

O programa escola aberta é gerenciado pela Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) contando com uma ajuda da nações unidas para uma melhor educação nas escolas. Para que tudo de certo a operacionalização é feita através do Programa Dinheiro Direto na Escola para o Funcionamento das Escolas nos Finais de Semana (PDDE/FEFS). Garantindo assim a total funcionalidade dos meios que foram desenvolvidos para trazer melhoria na comunidade.


 
Veja também: