Faculdade de Física - Bacharelado e Licenciatura. Onde encontrar

Veja onde encontrar o curso superior de física em uma faculdade ou universidade no Brasil. Saiba a diferença entre bacharelado e licenciatura, mercado de trabalho e outros. [33|Fisica]

» Página Inicial

O trabalho do físico é de extrema importância: ele é o responsável por investigar o que ocorre com os fenômenos naturais e, a partir de então, elabora leis e demais princípios que são fundamentais para a compreensão desse acontecimento em âmbito acadêmico/industrial e outros. Os estudos podem ser os mais variados possíveis: desde aqueles que envolvem o comportamento do nosso universo como um todo, como também aqueles relacionados com as escalas subatômicas.

O profissional que se forma em física, tanto bacharel quanto licenciatura, realiza uma integração entre a prática e a teoria, dedicando-se à pesquisa e ao ensino da física ou então na atuação em laboratórios e indústrias, no desenvolvimento de materiais e equipamentos em geral.

Curso superior de física

O curso de física bacharelado e licenciatura permite que o profissional possa lidar com os principais fenômenos físicos e com os corpos de diferenciadas dimensões tanto na prática, como também para lecionar física no ensino fundamental ou médio. Para dar aulas na universidade, o físico deve se especializar por meio do mestrado/doutorado.

Veja abaixo um vídeo com uma aula do curso regular de graduação Física Geral I, do Instituto de Física "Gleb Wataghin" da Universidade Estadual de Campinas, com o professor Luiz Marco Brescansin.

Diferença entre bacharelado e licenciatura

Os cursos superiores de licenciatura são feitos para a formação de professores para lecionar no ensino fundamental e médio na respectiva área do conhecimento. Os cursos de bacharelado são voltados para aqueles que desejam o exercício da profissão nos demais campos de trabalho.

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho para o profissional formado em licenciatura e bacharelado em física é extremamente extenso.

No que diz respeito ao segmento de licenciatura, o professor pode garantir a sua vaga no ensino público ou privado, além de ser um dos profissionais de maior importância em cursinhos pré-vestibulares.

Além disso, o bacharelado garante que o profissional possa atuar em instituições de uma forma geral, como fábricas e indústrias. O seu trabalho geralmente é realizado nos setores de tecnologia de informação, por exemplo.

O setor público também avança para o físico. A Cnen – Comissão Nacional de Energia Nuclear, por exemplo, procura por físicos para atuar na proteção e no controle da dosagem de energia radiológica.

Exigências

O físico com formação superior tanto em licenciatura, quanto em bacharelado pode atuar no mercado de trabalho em geral (fábricas, indústrias) como pode também lecionar no ensino médio e fundamental.

Para os que preferem seguir carreira acadêmica, se tornando pesquisador ou professor de universidades privadas e públicas, é necessário um título de mestre ou preferencialmente, de doutor.

Onde estudar física?

Veja abaixo algumas opções do curso superior de física em algumas faculdades e universidades brasileiras, segundo dados do CPC-2012 do MEC:


 
Veja também: