Curso Superior de Jornalismo. Melhores faculdades e profissão

Conheça sobre o Curso Superior de Jornalismo e saiba quais são as melhores faculdades segundo avaliação do MEC. Mercado de trabalho e outras informações. [29|Jornalismo]

» Página Inicial

O curso de Jornalismo trabalha predominantemente com a informação, pois o seu objetivo é formar profissionais que saibam buscar, apurar e traduzir informações a respeito de fatos relevantes, que sejam de interesse público.

Nos dias de hoje, é visível que a informação tem um papel fundamental. Com a popularização da internet, as pessoas são bombardeadas com notícias o tempo todo e isso fez com que o papel do jornalista mudasse muito. Algo que aconteceu hoje, se for divulgado apenas amanhã, já será antigo, por isso, a agilidade entrou para o cotidiano desses profissionais.

Ser um jornalista é produzir material de qualidade, de forma rápida e com isenção, ou seja, ouvindo sempre todos os lados envolvidos em uma história e dando a todos o mesmo espaço. É encarar com a devida responsabilidade a missão de ser um formador de opinião pública.

Veja um vídeo da Universidade Mackenzie sobre o curso de jornalismo:

O que estuda?

Antes de começar a ter disciplinas mais práticas, o estudante de jornalismo recebe um embasamento teórico a respeito da área, estudando coisas como: História da Comunicação e do Jornalismo e Teorias da Comunicação. A matéria de Língua Portuguesa também é fundamental.

Os alunos estudam Telejornalismo, Radiojornalismo, Produção de Jornal Impresso, Produção de Revistas, Fotojornalismo, Cinema, Planejamento de Comunicação, Psicologia da Comunicação, Assessoria de Imprensa, Marketing e muitas outras.

O mercado de trabalho

Para ser um jornalista de sucesso é preciso ser um profissional versátil, que escreve para um jornal impresso, produz reportagens para rádio e TV, tira fotos e adapta a sua notícia para a linguagem digital. Os veículos de comunicação estão marcando presença em todas as mídias e os jornalistas devem acompanhar essa tendência.

Também é possível trabalhar com assessoria de imprensa e consultoria de comunicação e marketing para empresas. Essas funções também estão sendo atribuídas a jornalistas atualmente.

É preferível que quem deseja ingressar na carreira seja um bom comunicador, tenha espírito investigativo e aprecie a leitura.

Regulamentação

O diploma não é mais necessário para o exercício da profissão, embora algumas empresas deem preferência a quem o tenha. A lei que regulamenta a atividade é o Decreto 83.284, de março de 1979.

Onde estudar?

Abaixo as faculdades e universidades que obtiveram melhor avaliação no curso de jornalismo no CPC-2012 do MEC:


 
Veja também: