Ponto de interrogação e exclamação, vírgula, ponto-e-vírgula e dois pontos

Perguntas e respostas sobre ponto de interrogação. Quando ele surgiu e qual a diferença entre ele e a exclamação? Ele pode ser usado junto a outros sinais. Veja as formas de uso deste sinal.

» Página Inicial


O que é o ponto de interrogação?

O ponto de interrogação indica uma pergunta e é usado somente em frases interrogativas diretas, portanto não se usa o ponto de interrogação em perguntas indiretas, nestas só se usa o ponto final. Como veremos nos exemplos abaixo.

O ponto de interrogação também pode se usado com outros sinais de pontuação, como reticências e o ponto de exclamação, o que serve para realçar a expressividade do discurso. Usado com reticências indica dúvida, incerteza. Quando usado com o ponto de exclamação indica surpresa e indignação

O que é o ponto de interrogação?

Pontuação

O ponto de interrogação tem sua origem na Europa, entre os séculos XIV e XVII, sua aparição era para facilitar o modo de leitura, o período que os primeiros pontos de interrogação surgiram é o mesmo período onde as pessoas estavam aderindo ao habito de ler. Ele serve para indicar que a pessoa está fazendo algum tipo de pergunta, o dever do ponto seja de exclamação ou interrogação serve para expressividade de um discurso.

Qual a diferença entre ponto de interrogação e exclamação?

O ponto de exclamação só pode ser colocado em orações interrogativas diretas jamais poderá ser usado em orações de interrogação indireta. Já o ponto de exclamação é representado para fazer uma afirmação, seja ela de dor, ódio, alegria, tristeza ou qualquer outra.

Onde ele é usado?

Ponto de interrogação pode ser utilizado no final de frases, orações interrogativas como: Que horas o ônibus vai passar? Onde você deixou o lápis? Qual roupa eu devo usar? Em outras palavras, costumamos dizer que ele é o ponto de pergunta, ou seja, usado quando queremos fazer uma pergunta.

Ele pode ser usado junto a outros sinais?

Pode sim, podem ser utilizados outros sinais de pontuação como reticencias, exclamação, para dar um novo realce a um discurso. Quando ele é utilizado junto com reticencias dá um tom de dúvida e incerteza. Como foi dito acima só pode ser usado em orações interrogativas diretas porem caso precise usar algum outro tipo de ponto a frase fica assim: E agora?... O que você irá fazer?... Você deixou?! Como pode acontecer isso?! Reticencias dão um tom de dúvida, exclamação indica um tom de surpresa ou indignação, a ordem em que eles aparecem na frase demonstra mais interrogação (?!) ou exclamação (!?) .

Pode ser colocado mais que um único ponto de interrogação em uma frase?

Ele poderá aparecer até três vezes no mesmo lugar, se estiver sendo usado para demonstrar ou intensificar algo. Quem???- perguntaram os curiosos. Já terminou?? É a segunda vez que tenho que perguntar. Foi você João que fez tudo aquilo??? Responde, eu quero saber quem é o responsável. Obs: na língua espanhola o ponto de interrogação aparece invertido no início de enunciados interrogativos.

Ponto de exclamação (?)

O ponto de exclamação confere à frase uma entonação exclamativa, pois está relacionada à emoção e a transmissão de um sentimento, admiração, desejo, alegria, espanto, raiva, entre outros.

Ponto final (.)

O ponto representa a pausa máxima da voz, usado para indicar o final de um período. È também usado nas abreviaturas, como veremos abaixo.

Vírgula (,)

A vírgula é um sinal de pontuação que marca uma pequena pausa, separa elementos dentro de uma oração e orações dentro de um período.

Vejamos como usar a vírgula para:

Separar elementos dentro de uma oração:

A vírgula é usada para separar termos dentro de uma oração, quer tenha a mesma função sintática( papel que a palavra desempenha dentro da oração), quer tenha funções sintáticas diferentes. Veremos abaixo os exemplos.

Elementos da mesma função sintática

Elementos com função sintática diferentes

A vírgula separa elementos com função diferentes, isolando-os e realçando-os como veremos abaixo.

Isola aposto ( termo que explica o termo anterior) e elementos explicativos.

Isola o Vocativo (palavra ou expressão usada para se referir ao interlocutor)

Isola os advérbios sim e não, quando iniciam uma oração dando uma resposta.

Em uma data, isola o nome do lugar.

Isola um elemento pleonástico que vem antes do verbo.

Para isolar o Adjunto adverbial no início ou meio da oração, sendo dispensável quando o adjunto adverbial for apenas um advérbio.

Isola elementos repetidos.

Para supressão de uma palavra, normalmente do verbo.

Isola expressões intercaladas na oração, como: contudo, todavia, além disso, mas, enfim, tec.

Obs.: não se usa vírgula entre o sujeito e o predicado, entre o verbo e seus objetos, entre o objeto direto e o objeto indireto.

Ponto e a vírgula (;)

O ponto e vírgula é um intermediário entre o ponto final e a vírgula, ou seja, não há pausa total e nem breve, mas uma moderação entre as duas. Ele é usado para separar itens em uma numeração,separa orações coordenadas não unidas por conjunções, que guardam relação entre si, para separar orações coordenadas muito extensas ou que já possuam vírgula ou substitui a vírgula, a fim de se ter uma pausa maior. Isso pode acontecer antes das conjunções adversativas (mas, porém, entretanto, contudo, todavia). Abaixo veremos exemplos de cada uma delas.

Enumeração

Oração coordenada não unida por conjunção

Oração coordenada muito extensa

Conjunção adversativa

Dois pontos (:)

Os dois pontos marcam uma pausa breve e sua função é preceder uma fala direta, uma citação, uma enumeração, antes de um esclarecimento, explicação, resumo, causa ou conseqüência, também após as palavras exemplos, observações, notas, informações importantes, antes de orações apositivas e após o vocativo inicial de cartas e comunicações como veremos nos exemplos abaixo.

Exemplos, observações, notas, informações importantes

Orações apositivas

Vocativo inicial de cartas e comunicações

Travessão (-)

O travessão é um sinal de pontuação que mais se usa no início de falas no discurso direto, também pé usado para substituir a vírgula, ou os parênteses em orações intercaladas ou para destacar alguma parte de uma frase. Como veremos nos exemplos abaixo.

Travessão no discurso direto indica quando começa a fala.

Nas orações intercaladas

Para criar destaque

Reticências (...)

As reticências é um sinal de pontuação que marca uma interrupção, indicando uma pausa ou suspensão na frase e é usada na suspensão ou interrupção, ação que ainda não acabou transmitir sentimentos e sensações típicas da linguagem falada, como hesitação, duvida surpresa, ironia, suspense, tristeza, ironia, etc., indicar uma ideia que se prolonga, para realçar uma palavra ou expressão, na interrupção dos diálogos e em uma citação incompleta, como veremos nos exemplos abaixo.

Obs.: usamos letra maiúscula depois das reticências se a ideia expressa antes das reticências estiver completa. Ex.: Não tive tempo de fazer o trabalho... Estava muito ocupada com a festa de aniversário do meu filho. Se a frase não expressar ideia completa continuamos com letra minúscula. A menina brincou, brincou,... mas queria continuar a brincar.


 

Veja também



© 2018   |   Matérias Escolares: Conteúdos para ensino fundamental e médio   |   Política de Privacidade