Curso Superior de Engenharia Metalúrgica. Conheça esta faculdade

Conheça o Curso Superior de Engenharia Metalúrgica e saiba como é esta formação. Veja um vídeo com depoimentos de alunos da USP. Conheça a faculdade. [30|ENGENHARIA (GRUPO V) - ENGENHARIA METALÚRGICA]

» Página Inicial

O profissional engenheiro metalúrgico é o responsável desde o planejamento, até o acompanhamento e monitoramento de processos que envolvam a produção e o uso dos metais e demais ligas metálicas em aplicações de caráter industrial.

O conhecimento do metal, de suas transformações e suas propriedades em geral é uma característica desse profissional, que se torna responsável pela extração, pelo refino e até mesmo pela conformação do metal até que ele obtenha o produto final. Todas as suas propriedades, formato e design, por fim, são ajustados conforme as diferenciadas finalidades desse produto no mercado.

Veja o vídeo abaixo com entrevista com alunos, professor e formados do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo sobre a graduação nesses cursos.

O engenheiro metalúrgico desenvolve metais para diferenciados usos de caráter industrial, como é o caso da confecção de chapas e de vigas para o setor de construção civil, o desenvolvimento de implantes de caráter ortopédicos, criação de metais para latas de refrigerantes e outros produtos e embalagens, trens de pouco e assim por diante. Dessa forma, a atuação desses profissionais é bem extensa.

Áreas de atuação

Entre as principais áreas de atuação do engenheiro metalúrgico, o destaque vai para os metais tanto ferrosos, quanto os não-ferrosos e o tratamento dos metais, a fim de personalizá-los conforme as necessidades de cada setor diferenciado do mercado.

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho do engenheiro metalúrgico é bem extenso principalmente pelo fato de que ele pode garantir a sua atuação nos mais diferenciados setores industriais que necessitam do metal para a realização de seus serviços.

Dessa forma, a engenharia metalúrgica continua em alta e é possível encontrar atuação para esse serviço na indústria automobilística, na construção civil, na extração de ferro, cobre, alumínio, ouro, aço e outros, todos para os mais diferenciados fins da indústria em questão.

Exigências para a atuação

Para se tornar um engenheiro metalúrgico o profissional deve se formar no curso de ensino superior de engenharia metalúrgica. Isso feito, é também necessário garantir o seu registro no Crea – Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia.

Regulamentação da profissão

A profissão de engenheiro metalúrgico é determinada pela lei de número 5.194, que foi sancionada no dia 24 de dezembro de 1966 e segue válida até os dias atuais.

Onde encontrar o curso?

Veja abaixo uma tabela com algumas opções, incluindo a nota do MEC no CPC-2012:


Veja também: