Faculdade de Engenharia Elétrica. Vídeo da UNESP, profissão e outros

Entenda o que é Curso Superior de Engenharia Elétrica, o que se estuda neste curso, como é o mercado de trabalho e a área de atuação do engenheiro elétrico e outras informações. [20|ENGENHARIA (GRUPO II) - ENGENHARIA ELÉTRICA]

» Página Inicial

Nos dias de hoje, o funcionamento de praticamente tudo necessita de energia elétrica, por isso, o profissional formado no curso superior de engenharia elétrica tem uma importância fundamental. Esse curso tem o objetivo de ensinar os estudantes a planejar o funcionamento dos sistemas de geração e distribuição de energia.

O engenheiro elétrico é habilitado para desenvolver e fazer a manutenção de componentes eletrônicos, montar e gerenciar linhas de produção em indústrias e projetar instalações elétricas para o ambiente industrial, empresarial e residencial.

Esse tipo de profissional também se faz presente quando uma nova usina está sendo planejada e, posteriormente, construída, seja ela termelétrica, hidrelétrica ou nuclear.

Além disso, o curso também se volta para o estudo sobre as fontes de energia, para que o profissional esteja apto a escolher a melhor em cada situação.

Veja um vídeo da UNESP sobre o curso:

O que estuda?

Ao longo do curso de engenharia elétrica, aparecem disciplinas bastante diversificadas, algumas delas, comuns à área de engenharia, como cálculo, desenho técnico, geometria analítica, física, algoritmos, estudo dos materiais e química geral.

Já entre as matérias voltadas especificamente para a área de engenharia elétrica estão: circuitos elétricos, eletrônica, sistemas digitais, eletromagnetismo, conversão de energia, redes de computadores e várias outras.

Dependendo da instituição de ensino, é possível que apareçam disciplinas voltadas para a área de administração e de gestão ambiental, que são de extrema importância para muitas carreiras da engenharia elétrica.

Mercado de trabalho

O setor de energia no Brasil tem se expandido, recebendo investimentos tanto do setor público quanto privado. Os profissionais da área podem trabalhar diretamente com a geração de energia, exercendo seu trabalho dentro de usinas, mas essa não é a única opção.

Engenheiros elétricos podem trabalhar com automação industrial, desenvolvimento de circuitos eletrônicos, projetos de sistemas de telecomunicações e até engenharia biomédica (dedicando-se à construção de equipamentos para fins hospitalares).

Regulamentação

A profissão de engenharia elétrica é regulamentada no Brasil desde 1966, pela Lei 5.194. De acordo com ela, para exercer a profissão é preciso ter o diploma de formação superior e registro no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea), respeitando direitos e deveres estabelecidos.

Onde encontrar o curso de Engenharia Elétrica

Veja abaixo algumas opções de cursos de Engenharia Elétrica de acordo com cos dados do relatório do MEC. CPC-2012


Veja também: