Diferenças entre República e Monarquia

Conheça as diferenças entre os governos que adotam a República o os governos da Monarquia. Tempo de governo, eleição, governo vitalício e outras diferenças e características.

» Página Inicial

Saber as diferenças entre República e Monarquia, é também conhecer o que era o Brasil quando  Monarquia e como ele está agora como República, tendo por  República, um tipo de governo onde há uma ou mais pessoas que exercem o poder supremo por tempo determinado, e Monarquia, como um estado que a organização política estabelece a existência de um só governante, normalmente sob o regime de governo hereditário, ou seja, de pai para filho, então, a maior diferença  encontrada entre     monarquia e a república, é que na república o poder é exercido por meio de votos e é por tempo determinado, e a monarquia é por tempo indeterminado e o poder é exercido por hereditariedade.

Diferença entre a república e a monarquia

Principal diferença

Um estado o lugar o poder supremo é segurado pelo pessoal dessa nação e eles elegem os representantes que terminam formando umas autoridades com um presidente eleito em vez de um monarca. Um estado em que o poder supremo pertence ao monarca, principalmente como rei e governante, é o lugar onde ele tem a autoridade para eleger os anciões de seus vários e fazer seleções com base na intuição pessoal, tem o significado de monarquia.

República

Casa Branca: Sede do governo americano e símbolo da democracia contemporânea

Casa Branca: Sede do governo americano e símbolo da democracia contemporânea

Algumas característica da República que a diferencia de Monarquia:

A República está sendo questionada em vários países, pois não tem solucionado seus problemas. Haja vista que, das 165 repúblicas atuais, só 11 mantêm regime democrático há mais de 20 anos.

O termo república vem do latim Res Publica, que significa coisa pública, ou seja, diz respeito ao interesse do povo, os cidadãos do país.

O Presidente tem quatro anos para elaborar e executar o seu projeto de governo, cujo alcance é forçosamente limitado.

No parlamentarismo republicano, o Presidente é eleito e sustentado por conchavos de partidos e grupos econômicos, e tende a ter posição facciosa.

O Presidente se elege com o apoio de partidos políticos e depende de grupos econômicos, que influem nas suas decisões, em detrimento das reais necessidades do povo e do país.

O Presidente não é educado para o cargo. Não raro, surge como resposta aos interesses de um partido. É como um passageiro de avião, que é eleito pelos demais para pilotar a aeronave, sem que para isto esteja habilitado.

O Presidente pensa nas futuras eleições.

O Presidente quer executar o seu próprio projeto e, com frequência, interrompe as obras dos antecessores. Em geral, não consegue completar os projetos iniciados por ele, que serão igualmente abandonados por seu sucessor.

Em uma república, quase que votando diretamente sobre o que eles precisam fazer, como em um sistema de indicadores majoritários, as pessoas quase não votam em pessoas para falar com elas, e as pessoas escolhem o que fazer. As repúblicas revelaram-se mais típicas em todo o mundo ocidental, iniciando-se ao longo do final do século XVIII e, no final, desalojando as autoridades supremos como provavelmente a forma de presidência mais amplamente identificada na Europa

Todo o modelo de república que conhecemos hoje, transformou-se a partir da Idade Média e Moderna, tendo como base a Independência dos Estados Unidos e da Revolução Francesa.

Monarquia

Westminster: Reino Unido é a mais importante monarquia na atualidade

Reino Unido é a mais importante monarquia na atualidade

Características que diferencia Monarquia de República:

A Monarquia é uma forma de governo moderna e eficiente. Das 12 economias mais fortes do mundo atual, 8 são monarquias.

O Monarca, sendo vitalício, pode inspirar e conduzir um projeto nacional, com obras de longo alcance e longo prazo.

Se tivéssemos mantido a Monarquia, os sucessores de D. Pedro II, até agora, teriam sido apenas três.

Na Monarquia, o Monarca é um amigo e aliado do seu Primeiro Ministro.

O Monarca não está vinculado a partidos nem depende de grupos econômicos, por isso pode influir, com maior independência, nos assuntos de Estado, visando o que é melhor para o país.

O Monarca é educado desde criança para reinar com honestidade, competência e nobreza, e durante toda a vida acompanha os problemas do país e colabora em sua solução, com independência política e partidária.

O Monarca pensa nas futuras gerações.

Vantagens da Monarquia

Vamos conhecer melhor quais são as vantagens da monarquia em comparação com a república:

Em contrapartida, a república possui as seguintes desvantagens:

Sabemos que o Brasil é uma República Federativa, composta por um presidente e seu vice, bem como os políticos que atuam no Congresso Nacional e em cada Estado do país.

Porém, muitas mudanças precisam ser feitas para que o Brasil caminhe para uma sociedade mais justa, com menos corrupção, violência e desigualdades.

Gerando-se uma consciência política nos cidadãos sobre os problemas que precisam ser resolvidos, o processo de eleição de um novo representante será feito de maneira mais prudente, avaliando-se com cuidado os candidatos apresentados.

Fonte útil:

https://www.monarquia.org.br/NOVO/obrasilimperial/monarquiaourepublica.html

https://plataformacidadaniamonarquica.wordpress.com/2013/11/15/vantagens-da-monarquia-inconvenientes-da-republica/

https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/historia/o-que-e-republica.htm

Por Redação, Aline Priscila da Silva Muniz Nóbrega e G Produções Editoriais


Veja também: