Tipos de relevo e erosão: planície, planalto e as erosões
Conheça os tipos de relevos como planície, planaltos, cordilheira, entre outros e os tipos de erosão como erosão fluvial, glacial, química, entre outros. Veja as classificações a seguir.
Podemos definir o relevo terrestre como as formas da superfície do planeta. Ou seja, o relevo é o conjunto das formas da crosta terrestre, e se manifesta desde o fundo dos oceanos até as terras emersas. O conhecimento das formas do relevo da terra é importante para diversos setores da vida, desde a produção de alimentos ao transporte terrestre. No passado o relevo foi um dos itens que permitiu ou limitou a ação exploradora do homem como a construção de cidades, estabelecimento de locais para a agricultura, a criação das rodovias e ferrovias, entre outros.
Tipos de relevo
Podemos definir o relevo em várias formas, comumente como planícies, planaltos, cordilheiras, montanhas, morros, entre várias outras. Veja o detalhe para cada uma delas:
Planície - A planície é uma enorme região geográfica com pouca ou raramente com nenhum tipo de variação de altitude.
Planalto - É a classificação que damos a uma forma de relevo que compreende uma superfície elevada, com cume mais ou menos elevado, geralmente por causa da erosão eólica ou das águas.
Cordilheira - A cordilheira é uma série de serras dispostas paralelamente.
Montanha - Montanha é um acidente geográfico. Saiba que denominamos uma sequência de montanhas como cordilheira.
Morro - Morro é um acidente geográfico que é constituído por uma pequena elevação de terreno com um declive suave.
O relevo e a sociedade
Erosão
A erosão é o desgaste das rochas e do solo e o seu transporte, geralmente realizado pelo vento, pela água da chuva, ou, pela ação do gelo. Vale citar que a erosão tem o poder de destruir as estruturas que compõem o solo. Sua ação ao longo do tempo pode impactar de forma negativa um ecossistema, alterando características de rios com açoreamento, prejudicando a agricultura e alterando a vida animal e vegetal nos locais de grande impacto. Veja abaixo as classificações da erosão.
Tipos de erosão
Erosão fluvial - Esse tipo de erosão é o desgaste das margens dos rios pelas suas águas e desgaste do leito. Saiba que esse processo pode levar a mudanças no curso do rio.
Erosão glacial - As geleiras se deslocam de forma lenta, no sentido descendente, o que provoca a erosão e a sedimentação glacial.
Erosão química - Compreende todos os processos químicos que acontecem nas rochas. Há intervenção de fatores como água, frio, calor compostos biológicos e reações químicas da água nas rochas.
Erosão marinha - Esse tipo de erosão é um longo processo de atrito da água do mar com as rochas, o que acaba cedendo e se transformando em grão. O processo acontece nas costas rochosas e nas praias arenosas.
Erosão eólica - Acontece quando o vento transporta diminutas partículas que se chocam contra as rochas e se dividem em mais partículas que se chocam contra as outras rochas. A erosão eólica é um fenômeno que pode ser notado nos desertos.
Quais são os agentes externos responsáveis pela erosão?
Os agentes externos que são responsáveis pelo processo de erosão são:água,chuva,neve,gelo,vento e oscilação da temperatura.
De que maneira a oscilação da temperatura é capaz de ocasionar a erosão?
As oscilações de temperatura fazem com que as rochas se contraiam e se expandam. Esse processo de retração e expansão faz com que as rochas sejam quebradas, ao longo do tempo.
Esse processo pode ser facilitado com a entrada de água nas frestas das rochas. A água depositada, em estado líquido, pode expandir seu volume ao resfriar-se, dependendo do clima de determinada região. Ao expandir-se a água congelada força as paredes da rocha partindo-a em duas.
O mesmo pode acontecer quando a raiz de uma planta, penetra em alguma fresta de uma rocha. À medida que a planta vai crescendo ela vai erodindo a rocha, e dependendo da composição da rocha, o processo de erosão pode acontecer muito lentamente ou mais rapidamente.
Observem que a erosão das rochas é o processo que origina os solos. Os solos, assim como as rochas, sofrem erosão.
Os processos de erosão afetam mais as rochas ou os solos?
As rochas tem maior dureza e portanto oferecem muito maior resistência, à erosão, do que os solos. Em regiões de clima tropical, com intenso regime de chuvas, por exemplo, os temporais caindo sobre as rochas levam milhões de anos para esculpi-las. Essa força das águas sobre os solos é capaz de abrir ravinas ou voçorocas nos solos em questão de dias.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Eros%C3%A3o
https://pt.wikipedia.org/wiki/Relevo_(geografia)
https://tudodeconcursosevestibulares.blogspot.com/2013/02/relevo-resumo.html
https://geografianewtonalmeida.blogspot.com/2015/06/exercicio-de-geografia-perguntas-com.html
Por Redação e Aline Priscila da Silva Muniz Nóbrega
- O que é certidão de casamento e como tirar 2ª via
- Cidade de Miami, clima tropical, economia e moradia
- Classificações dos veículos segundo o Código de Trânsito Brasileiro
- Curso superior de agronomia e a profissão de agrônomo
- Curso Superior de Manutenção Industrial. Senai e outras faculdades
- Curso superior informática a graduação a distância
- Energia geotérmica vantagens e desvantagens
- Faculdade de Letras - Bacharelado e Licenciatura. Conheça
- Faculdade de Sistemas de Informação. Onde estudar, disciplinas, etc
- Faculdade e Curso de Engenharia de Biotecnologia. Conheça
- Gênero do substantivo: masculino e feminino
- Mobral. Quando foi criado e como funcionava a alfabetização
- O que é atmosfera e qual a sua importância. Camadas e surgimento
- Porque aconteceu a primeira e a segunda guerra mundial
- Pronomes relativos: cujo, qual, quanto, que e os invariáveis
- Segurança nas rodovias: Dicas para motoristas e passageiros
- Supletivo.gov.br, Existe supletivo gratuito do governo?
- Tipos de biomas e ecossistemas: terrestres e aquáticos
- Tipos de bodas de casamento: Prata, ouro, papel, diamante, cera e outras
- Tipos de educação: permanente, continuada, especial e inclusiva