O que é transporte coletivo, individual e o transporte de ônibus
O que é transporte coletivo e as alternativas que poderiam melhorar este meio como o uso adequado do carro, a volta do transporte ferroviário e o uso da bicicleta. Leia o texto.
Os meios de transporte mudaram a vida do homem sobre a terra, enquanto que na antiguidade o homem demora semanas ou até meses para percorrer determinada distância, hoje isto é possível em tempo recorde. Mas quando falamos em transporte alguns conceitos precisam ser analisados, um deles é o transporte coletivo.
O que é transporte coletivo
Transporte coletivo é aquele que transporta várias pessoas ao mesmo tempo e pode ser entendido de duas formas: transporte coletivo privado e público. No privado podemos entender que o nosso carro é um exemplo, já que nele pode viajar várias pessoas, mas o carro nem sempre é visto desta forma e especialmente no Brasil ele está mais para transporte individual.
A outra forma de transporte coletivo é o público que é aquele destinado a transportar qualquer tipo de pessoa e aqui o conceito é mais aplicável. Neste caso estão os ônibus, metrô, avião, entre outros. Este tipo é mais aceito conceitualmente como tipo de transporte coletivo.
Transporte de ônibus
Enquanto outros países adotaram meios alternativos como trem e bicicleta, no Brasil o forte mesmo é o carro para indivíduos e o ônibus para o coletivo. Isto acontece dentro das cidades, isto é no transporte urbano, bem como nas viagens intermunicipais e interestaduais. O transporte de ônibus ajuda bastante, mas especialmente no tipo urbano deixa muito a desejar dado à super lotação em determinados horário, os constantes problemas que ocorrem no interior dos carros, entre outros.
Alternativas para o transporte coletivo
A grande discussão e preocupação de governos e especialistas da área é a quantidade enorme de carros que estão circulando nas ruas e rodovias do Brasil. Nossas cidades não foram projetadas para suportar este fluxo de veículos e as ações governamentais ajudam, mas por pouco tempo e logo o problema volta. A maioria concorda que a saída está no transporte coletivo eficiente e rápido capaz de suprir as necessidades das pessoas e desmotivá-las a usar o automóvel. Algumas alternativas de transporte coletivo que poderiam ser adotadas em relação ao modelo atual são:
Carros coletivos
Se os automóveis fossem mais bem utilizados poderiam ajudar a desafogar o transporte de ônibus e a quantidade de carros na rua. Boa parte dos automóveis anda com uma ou no máximo duas pessoas apenas.
Transporte ferroviário
Este já foi muito forte no Brasil e acabou, mas poderia voltar. Modernizar as atuais estradas de ferro e construir novas estradas poderiam ser investimentos interessantes para aliviar as estradas tanto no transporte coletivo de pessoas com de cargas também.
É um meio de transporte, em veículos que correm em trilhos (trilhos ou ferrovias).É um dos modos mais importantes, comumente usados e muito rentáveis de transporte e transporte de mercadorias por longas e curtas distâncias.Como este sistema é executado em trilhos e rodas de metal (geralmente de aço), ele tem um benefício inerente de menor resistência ao atrito, o que ajuda a fixar mais carga em termos de vagões ou carruagens.Seu sistema é conhecido como trem. Normalmente, os trens são movidos por uma locomotiva a diesel alimentada por eletricidade ou diesel. Sistemas complexos de sinalização são utilizados se houver várias redes de rotas. O transporte ferroviário é também um dos modos mais rápidos de transporte terrestre.
Bicicletas
Embora seja um veículo de transporte individual, poderia trazer enormes benefícios para o trânsito e para a qualidade de vida das pessoas. Acabaríamos com o sedentarismo desenfreado que temos hoje, economizaríamos combustíveis e ainda desafogaria os meios de transporte coletivo. A pergunta é: dá para andar de bicicleta nas ruas de nossas cidades? Temos motoristas educados o bastante para respeitar ciclistas?
Andar de bicicleta é uma atividade saudável, divertida e segura.
Carona solidária
Compartilhar viagens, regularmente ou em ocasiões específicas, com amigos, vizinhos ou até mesmo com estranhos, também pode ser uma alternativa válida. Atualmente existem várias empresas que gerenciam mobilidade compartilhada. Pode ser uma alternativa à condução, assim como um parente próximo com um carro e disponibilidade para levá-lo.
Por Redação e Aline Priscila da Silva Muniz Nóbrega
- Como acentuar palavras paroxítonas. Regras e exemplos
- Curso de Administração: mercado de trabalho e regulamentação da profissão
- Curso de Publicidade e Propaganda. Melhores faculdades e profissão
- Curso Superior de Ciência da Computação. Onde estudar, mercado e outros
- Curso superior em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Conheça
- Curso técnico em informática e internet, o que é e como funciona
- Diferença entre HOUSE e HOME, IN e ON no idioma inglês
- Energias renováveis e não renováveis no Brasil e no mundo
- Escolas com supletivo em Americana, Santa Bárbara Doeste e Indaiatuba
- Faculdade de Engenharia Agrícola e o curso superior para agricultura
- Financiamento de automóveis: diferenças entre leasing e CDC
- Horário de Brasília e os fusos horários brasileiros
- Movimento Renascimento. Raízes, onde começou e porque a Itália?
- O que é materialismo dialético? Conceito, definição e pensadores
- Países que falam inglês. EUA e Inglaterra, Índia e outros
- Pronome de tratamento para padre, professor, reitor e promotor
- Reciclagem de lixo e usinas de tratamento de lixo
- Supletivo em Diadema/SP. Educação de Jovens e Adultos no ABCD Paulista
- Supletivo em Florianópolis, Criciúma e Itajaí. Educação de Jovens e Adultos
- Supletivo em São José do Rio Preto, Araçatuba e Jales. Escolas com EJA