Países que falam inglês. EUA e Inglaterra, Índia e outros

Perguntas e respostas sobre os países que falam inglês. Países das Américas e Caribe, Europa, Ásia e Oceania, bem como os da África. Veja a FAQ sobre o assunto.

» Página Inicial

O inglês é a língua oficial do mundo?

Não, mas é de longe o idioma mais falado, seja oficialmente ou informalmente. Alguns países têm ele como idioma oficial, outros como uma segunda língua e em muitos casos não há reconhecimento oficial, mas ele é muito falado na prática pelas pessoas.

Principalmente nos meios acadêmicos, científicos e de trabalho o inglês é a língua mais falada no mundo desde o fim da II guerra mundial, reflexo da vitória dos países aliados liderados por EUA e Inglaterra. O que fez que o idioma e cultura americana se espalhasse pelo planeta. Estudos apontam que 75% da comunicação internacional e feita em inglês.

Londres Inglaterra

Ele é o idioma oficial de grandes eventos internacionais?

Sem dúvida. Eventos como a Copa do Mundo de Futebol e outros esportes, Olimpíadas, corridas de carros, conferências, entre outros, normalmente adotam o inglês como idioma oficial.

Executivos, CEO e diretores de grandes empresas multinacionais adotam esse idioma para ser usado em convenções e reuniões de negócios. Em grandes eventos culturais e esportivos o idioma é usado juntamente com o idioma do país de origem em placas e faixas de sinalizações.

Qual o maior país que fala inglês?

Os Estados Unidos da América é o país com maior população do mundo que fala inglês. A índia é na verdade o mais populoso, mas existem outros idiomas oficiais por lá. Mas há outros importantes também, como a Inglaterra, Austrália, África do Sul, Canadá e outros.

Quais países da África que falam inglês?

Quais países das Américas e Caribe que falam inglês?

Quais países da Ásia que falam inglês?

Quais países da Europa que falam inglês?

Quais países da Oceania que falam inglês?

O inglês é o mesmo em todos os países?

Não. A base ortográfica e gramatical é a mesma, mas como acontece com outros idiomas, existe diferenças de pronúncias e sotaque, significado de palavras ou palavras diferentes para indicar ou identificar as mesmas coisas. Um bom exemplo são as famosas diferenças entre o inglês britânico e o inglês americano.

O inglês é muito falado no Brasil?

Não. Definitivamente não. Embora existam várias pessoas que utilizam e falam bem o inglês, sabemos que na prática os brasileiros são reconhecidos por ter enormes dificuldades com este idioma. Isto ficou comprovado na Copa do Mundo de 2014 quando os próprios gringos relataram suas dificuldades em se comunicar com os brasileiros.

O inglês chegou ao Brasil com a vinda da família real para nosso país e no momento em que as relações comerciais entre Brasil e Inglaterra se expandiram a partir do século XIX. Desde de então o uso da língua tem aumentado gradativamente no país, apesar do número de pessoas que falam o idioma fluentemente ser considerado pequeno, menos de 3% da população brasileira domina o idioma.

Mas o inglês é ensinado nas escolas do Brasil?

Sim, é verdade. Mas o ensino é muito superficial se imita a um breve vocabulário e as regrinhas básicas do idioma, sendo deficiente no ensino da parte de se falar o idioma necessariamente. Na prática o ensino do inglês no país é muito defasado e o interesse dos brasileiros em estudar também deixa muito a desejar.

Em 1996 surgiu a lei que além de outras mudanças no ensino brasileiro, obrigou o ensino de ao menos uma língua estrangeira nas escolas públicas.

Com informações de: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_pa%C3%ADses_onde_o_ingl%C3%AAs_%C3%A9_a_l%C3%ADngua_oficial


 
Veja também: