Curso de Administração: mercado de trabalho e regulamentação da profissão

Conheça as informações sobre o curso superior de administração, o que estuda, como é o mercado de trabalho, a regulamentação da profissão e outras informações relacionadas. [30|Administração]

» Página Inicial

O curso de Administração é um bacharelado com duração média de quatro anos, que tem como principal objetivo formar profissionais preparados para assumir o setor administrativo de empresas, organizações públicas, ONG’s e outros tipos de instituições.

Formação

Toda a formação desse curso leva em conta a capacitação de pessoas que vão atuar em praticamente todos os setores da empresa (ou do local em que vão exercer a sua profissão). Afinal, o administrador planeja, gerencia e fiscaliza a execução de todas as estratégias empregadas visando o crescimento do empreendimento.

Aos concluintes

Quem se forma no curso superior de Administração está apto para estabelecer metas de desenvolvimento com base em resultados, determinar as medidas que devem ser tomadas para o cumprimento dessas metas e avaliar a eficiência delas.

O que estuda?

Embora as matérias possam ter nomes diferentes de acordo com a instituição de ensino, entre as principais disciplinas ministradas durante o curso estão: matemática financeira, administração financeira, estatística, gestão estratégica de pessoas, gestão de marketing, direito empresarial, microeconomia e macroeconomia.

Também é comum aparecerem algumas matérias voltadas para a formação ética do futuro administrador.

Veja abaixo um vídeo explicativo do curso de adm:

O mercado de trabalho

É verdade que o curso de administração está entre os que mais formam alunos todos os anos. Por outro lado, esse é um mercado que está sempre crescendo e ofertando novas vagas.

Como já foi dito, a administração aparece em todos os setores da empresa, sendo assim, o administrador pode atuar no setor de recursos humanos, selecionando e demitindo funcionários; planejamento de marketing; gestão das finanças; planejamento de vendas e logística; gestão ambiental e de qualidade, além de outras funções.

Esse perfil multifacetado do administrador, ou seja, a aquisição de habilidades diversificadas, contribui muito para que ele tenha seu espaço no mercado de trabalho.

Regulamentação da profissão de administrador

No Brasil, a administração é uma carreira regulamentada desde 1965, pela Lei Federal 4.769. De acordo com isso, quem pode exercer a profissão de administrador legalmente são as pessoas que têm o certificado de formação no curso superior e são registradas no Conselho Regional de Administração do estado ao qual pertence. É o artigo 42º da Lei.

Atividades de um administrador

Abaixo estão relacionadas algumas atividades, cargos ou ocupações relacionadas de alguma forma com a atividade de administração. A lista é apenas um exemplo da amplitude desta profissão e da importância que este curso representa para a sociedade de forma geral

Melhores cursos de Administração

Veja na relação abaixo os cursos superiores com melhores avaliações no conceito de curso do Ministério da Educação (CPC-2012).


 
Veja também: