Como acentuar palavras paroxítonas. Regras e exemplos

Como ficam as regras de acentuação gráfica das palavras paroxítonas no Novo Acordo Ortográfico? Veja o que mudou e como deve ser feito o uso de acento. A lista das palavras acentuadas.

» Página Inicial

A Gramática é uma área da Língua Portuguesa que nem sempre é tão simples para compreender. A matéria de classificação das palavras quanto suas sílabas, por exemplo, pega o estudante de surpresa. Que tal entender um pouco mais sobre as palavras paroxítonas?

Chamamos de palavras paroxítonas aquelas que tem como característica a penúltima sílaba tônica; ou seja, a penúltima sílaba é a que falamos de forma mais forte. Como por exemplo: es--ril, ca--ter e ci-da-de.

Palavras paroxítonas

Regras de acentuação das palavras paroxítonas

Além de representarem a maioria das palavras da nossa língua, outro grande diferencial das paroxítonas em relação às outras classificações é que nem sempre suas sílabas tônicas são acentuadas. Para isso, existem algumas regras de acentuação. Somente são acentuadas as paroxítonas terminadas com letras ou conjuntos de letras específicas. Confira:

As palavras terminadas em -r, -l, -n e -x recebem acentuação, como em: ímpar, caver/ssil, ptil/fen, éden/córtex, rax. Assim como as palavras terminadas com -ã, -ãs, -ão, -ãos: órfã, órgãos, tão. As palavras terminadas em -us, -um, -ei e -ps também recebem acentuação; como em: rus/álbum/quei/bíceps.

Récorde ou recorde? - A prosódia e as palavras paroxítonas

A prosódia é a área da Gramática que estuda os fonemas das palavras. Esse estudo apresenta como as paroxítonas podem ser facilmente confundidas com palavras proparoxítonas. No caso das palavras xérox/xerox e logótipo/logotipo ambas estão certas. Elas apresentam dupla grafia, pronúncia e acentuação, porém mantém o mesmo significado. E podem ser tratadas como proparoxítona ou paroxítona a depender de sua acentuação tônica.

Existem, porém, palavras paroxítonas que são transformadas em proparoxítonas de forma errônea. Como por exemplo em: libido, filantropo e recorde - palavras paroxítonas não acentuadas, contudo comumente trocadas por líbido,  filântropo e récorde. Essa troca pode ser tratada como um erro de prosódia e, consequentemente, como um erro de grafia, pronúncia e acentuação.

Como ficam as palavras paroxítonas no Novo Acordo Ortográfico?

Com o Novo Acordo Ortográfico, diversos acentos antes presente nas palavras paroxítonas foram agora abolidos de sua escrita. Como por exemplo o acento agudo na vogal -i e na vogal -u quando precedidas de ditongos tiveram alterações. Agora, feiúra, que antes era acentuada, já não recebe o acento agudo; ficando, então fe-iu-ra.

As palavras que antes haviam acento agudo nos ditongos abertos -oi e -ei, como em jibóia e idéia, agora já não são acentuadas; ficando ji-bo-ia e i-de-ia.


 
Veja também: