Horário de Brasília e os fusos horários brasileiros

Perguntas e respostas sobre o Horário de Brasília. O que é GMT ou Hora de Greenwich. Quais os fusos horários que existem no Brasil e quais regiões estão inseridas em cada um?

» Página Inicial

O fuso horário é um fator importante para diversos fins e ele é aplicado a todas as regiões da terra. De certa forma o globo terrestre está dividido em 24 partes ou faixas que vão de norte a sul e ocupam um espaço no sentido horizontal bastante irregular entre uma e outra.

Cada uma desta faixa é um fuso horário e isto é necessário pois a terra gira em torno do seu eixo e isto faz com que na medida em que ela gira algumas regiões do globo que sofrem incidência dos raios solares, enquanto que outras não.

Fuso horário

O que é o Horário de Brasília?

Conhecido também como a hora oficial do Brasil, ele é parte de um grande sistema de fusos horários que se estende por todos os continentes da terra e cada região recebe um determinado fuso. No Brasil do Brasil, o fuso oficial é o GMT -3 que também costumamos a chamar de horário de Brasília.

Perae... O que é GMT e porque -3?

Primeiro é preciso recordar sobre o meridiano de Greenwich, que é uma linha imaginária que passa por parte da Europa Ocidental e África dividindo o mundo em duas partes ou dois hemisférios. A direita da desta linha ou a leste dela, temos o hemisfério oriental. A esquerda da desta linha ou a oeste dela, temos o hemisfério ocidental.

Desta forma, GMT é um acrónimo ou sigla para Greenwich Mean Time, que em português poderíamos traduzir por Hora Média de Greenwich. O fuso horário é contabilizado a partir do meridiano de Greenwich: para oeste, o fuso é negativo; para leste, será positivo.

Com isso, GMT -3 ou GMT -03:00 referente ao horário de Brasília, significa que este fuso está a três horas a menos que a hora zero ou Hora de Greenwich.

Mas o Horário de Brasília é o único do Brasil?

Não. Ele é conhecido como oficial pelo fato da capital do país, a cidade de Brasília fazer parte deste fuso, mas existem três outros horários no país, que ao todo são os seguintes:

Mas e o horário de verão?

O horário de verão é aplicado apenas no Horário de Brasília e mesmo assim não inclui todos os estados deste fuso.

Como funciona as relações comerciais, comunicação e outras no país, considerando que há vários fusos horários?

Para operações oficiais considera-se sempre o Horário de Brasília, como exemplo, a entrada em vigor de uma determinada lei com validade em todo o país, entre outros.

As demais ocorrências dependem um pouco do impacto que ela poderá ter, mas quando possível considera-se a hora local. Para outros fins pode-se usar a hora local, como eventos regionais, horário de funcionamento do comércio, entre outros.


 
Veja também: