Curso de Publicidade e Propaganda. Melhores faculdades e profissão

Conheça o Curso Superior de Publicidade e Propaganda e as principais informações sobre a área de atuação do publicitário, as faculdades que oferecem o curso, entre outros. [29|Publicidade e Propaganda]

» Página Inicial

Aliando criatividade com a aplicação de conceitos técnicos, a carreira de Publicidade e Propaganda é voltada à apresentação dos mais variados produtos e serviços para os consumidores, da forma mais atrativa possível, para convencê-los da compra.

Trabalhar diretamente com produtos e serviços não é a única função, o publicitário também tem a importante missão de fortalecer a marca de uma empresa, agregando valor a ela, de modo que tenha um significado, e até uma ligação emocional com as pessoas.

Grandes marcas, que fazem sucesso e se tornam referências, além de oferecem bons produtos, investem pesado em estratégias e campanhas de publicidade! Afinal, de nada adianta ser melhor do que a concorrência e não mostrar isso para quem possa se interessar.

Veja um vídeo sobre a profissão do publicitário e o curso superior de publicidade e propaganda:

Além de fazer a arte para banners, logotipos e outdoors, e planejar comerciais, o publicitário também aprende a avaliar quais são as estratégias mais adequadas para cada empresa, público e para cada meio de comunicação, além de analisar os resultados do trabalho realizado.

O que estuda?

Entre as disciplinas que ensinam o futuro publicitário a “colocar a mão na massa”, estão: Fotografia Publicitária, Redação Publicitária, Cinema e Publicidade, Produção Sonora, Produção Digital, Editoração e Produção Gráfica, Produção Audiovisual, entre outras.

E há também as matérias para quem pensa em trabalhar mais na gestão e planejamento das campanhas, que incluem: Planejamento Publicitário, Marketing, Gestão de Marca, Administração Publicitária, Cenários Midiáticos e Comportamento do Consumidor - lembrando que o nome das disciplinas muda conforme a universidade.

Mercado de Trabalho

Criatividade é um critério importante para os futuros publicitários, assim como a afinidade com o ramo da comunicação. Saber trabalhar em conjunto é outro requisito fundamental.

O mercado de trabalho em si é bastante abrangente. O profissional pode trabalhar em agências de publicidade, estúdios de fotografia, produtoras de material audiovisual, prestar consultoria para empresas de forma autônoma ou atuar no setor público (desenvolvendo campanhas para órgãos governamentais). Além dessas, há outras possibilidades também.

Regulamentação

Não se exige diploma para exercer a profissão, mas quem tem essa formação superior tem vantagem competitiva. A lei que regulamenta a profissão de publicitário é a Lei nº 4.680.

Onde tem o curso superior de Publicidade e Propaganda?

O Ministério da Educação disponibilizou os resultados do CPC-2012, dele, extrai as instituições com melhores notas no curso de Publicidade e Propaganda:


Veja também: