Verbos de ligação, de elocução e fenômeno da natureza

» Página Inicial

Conheça quais são os verbos de ligação, de elocução e fenômeno da natureza.

Verbos de ligação

Assim como o próprio nome indica, os verbos de ligação têm a função de ligar o sujeito com as suas características – predicativo do sujeito - indicando um estado, porém, eles não indicam a ação realizada.

Também chamados de verbos copulativos ou verbos não nocionais, eles fazem parte do predicado nominal introduzindo o predicativo do sujeito.

Exemplos de frases com verbos de ligação

Exemplos de verbos de ligação

Verbos de ligação

Verbo de elocução

Um verbo de elocução é um verbo que introduz uma fala, anuncia o discurso, indica as atitudes e ações do sujeito, e por isso são muito utilizados em histórias narrativas com o intuito de indicar o comportamento dos personagens.

Primeiramente ele é utilizado para introduzir o discurso direto, que é quando ocorre a transcrição exata da fala de um personagem, porém também serve para introduzir o discurso indireto, que é quando o narrador reproduz a essência da fala de um personagem com suas próprias palavras.

Uso de verbo de elocução:

Os verbos de elocução são essenciais para estruturar o discurso e atribuir as falas de cada um dos personagens de forma objetiva e assim evitar que o leitor se confunda.

Exemplos de verbos de elocução:

Verbos de fenômenos da natureza

Os verbos também podem exprimir um fenômeno da natureza, como por exemplo falar que anoiteceu, amanheceu, escureceu, etc.

Esses verbos são impessoais, ou seja, são verbos que não possuem um sujeito e são sempre conjugados em 3ª pessoa do singular de qualquer modo ou tempo. No caso desses verbos serem usados em sentido figurado – não real, são conjugados normalmente, concordando com o sujeito, como por exemplo “amanheci feliz”.

Exemplos de frases com verbos de fenômenos da natureza:

Exemplos de verbos de fenômenos da natureza


Veja também: