O que estudar para o ENEM? Matérias, assuntos e notas atribuídas

Perguntas e respostas sobre o que estudar para o ENEM. Quais são os principais assuntos sobre literatura e história que caem na prova, bem como outras matérias e como as notas são atribuídas. Qual a importância deste exame para os estudantes e quem poderá realizar a prova anual do ENEM.

» Página Inicial

ENEM é a sigla para Exame Nacional do Ensino Médio, se trata de uma prova elaborada pelo Ministério da Educação e Cultura do Brasil e foi criado em 1998.

O ENEM atualmente é utilizado como porta de acesso para as universidades não só públicas como também privadas, através do SISU (Sistema de Seleção Unificada) os alunos podem se candidatar as vagas disponíveis nas universidades brasileiras que participam do sistema. O exame também pode ser utilizado para a obtenção de bolsa de estudo integral ou parcial em universidades privadas pelo ProUni (Programa Universidade para Todos) ou também obter um financiamento através do Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior).

Veja algumas perguntas e respostas

Enem

Quem pode participar?

Podem participar do ENEM os alunos que estão concluindo o ensino médio e também os que já concluíram em outros anos. As pessoas a cima de 18 anos de idade que não concluíram o ensino médio podem também participar da prova e utilizar a sua pontuação para obter o certificado de conclusão do ensino médio. Também podem prestar a prova alunos do primeiro e segundo ano do ensino médio, porém a nota obtida no exame servirá apenas para treino.

O que devo estudar para me preparar para a prova?

Para realizar a prova do ENEM, muitos estudantes passam o ano inteiro estudando todas as matérias básicas aprendidas na escola, além de conhecimentos gerais e assuntos do cotidiano.

Da pra estudar para o ENEM só com livros?

Não. Hoje em dia existem muitas ferramentas que podem auxiliar nos estudos e principalmente para quem vai prestar vestibulares e fazer a prova do ENEM. O aluno pode estudar em livros, computadores, celulares, revistas, jornais, telejornais, bibliotecas, etc.

Quais os principais temas de matemática que caem na prova?

Na prova no ENEM caem 45 questões relacionadas a matemática.

Os principais temas de matemática que caem no ENEM são: Porcentagens, raiz quadrada, funções, equações, gráficos, tabelas, esquemas e infogramas que devem ser interpretados com cuidado. Progressão aritmética e geométrica, Estatística, Equações 1º e 2º graus, Trigonometria (triângulo retângulo e semelhança de triângulos), Áreas de figuras planas/prismas, cilindros, cones e esferas, Análise combinatória e probabilidade.

A prova do Enem é dividida em dois dias sendo que:

Quais são os principais assuntos sobre literatura e história que normalmente caem?

Sobre literatura é muito importante o aluno que vai prestar a prova do ENEM ter um vasto conhecimento principalmente sobre a literatura do Brasil. Estudar sobre todos os períodos literários que o Brasil viveu, seus maiores autores e suas maiores e mais importantes obras, livros, novelas, contos, crônicas e poemas. Sobre história é importante se estudar também sobre todos os períodos históricos mais importantes vividos no Brasil e no mundo, vale a pena saber sobre guerras mundiais, revoluções, ditadura, presidências, mandatos, reinos, e mudanças geográficas.

Como estudar sobre conhecimentos gerais?

A matéria conhecimentos gerais é sobre tudo o que acontece no mundo. Fatos políticos, climáticos, naturais, holocaustos, tudo o que está acontecendo no mundo atualmente. Durante todo o ano é muito importante ler bastante jornais e estar por dentro da política e acontecimentos naquele ano. Leia revistas especializadas em provas e vestibulares, leia revistas , assista telejornais de emissoras diferentes. Procure informações sobre assuntos que não são muito claros ainda a você.

A redação é importante?

Sim. A redação tem tanta importância quanto a prova com alternativas. A redação do ENEM é dissertativa. Ou seja, você precisa defender um assunto usando argumentos válidos. Sem usar a primeira e terceira pessoa do verbo. Mostrando sempre imparcialidade quanto a sua opinião.

A prova do ENEM é muito concorrida?

Sim. É por isso que muitos alunos passam o ano inteiro estudando, para ter uma chance. Além de alunos do ensino médio também prestam a prova do ENEM pessoas mais velhas, que já se formaram e pretendem fazer uma nova faculdade, pessoas que desistem de uma faculdade e pretendem entrar em outro curso. A concorrência é enorme, por isso é muito importante estudar muito todos os temas listados.

Como as notas são atribuídas?

Em suas perguntas o Enem utiliza uma metodologia diferenciada, funciona da seguinte forma: O valor de cada pergunta varia conforme o percentual de acertos e erros. Ou seja, as questões que a maior parte dos candidatos responderem corretamente será considerada fácil e, por esse motivo, valerá menos. A pessoa que acertar uma questão com alto índice de erros ganhará mais pontos.


 
Veja também: