O que são combustíveis: fósseis e não-fósseis

Gasolina, querosene, diesel, carvão mineral e gás natural, etanol e outros. Conheça os principais combustíveis produzidos ou usados no Brasil.

» Página Inicial

O uso de combustíveis é necessário para manter funcionando máquinas, veículos, aviões, navios e indústrias. Também para o uso doméstico, pesquisa, entre outros. Basta olhar nas ruas e estradas do país para perceber a importância e a necessidade deles. Gasolina, Etanol, Diesel, Gás Natural e por ai vai. Os combustíveis são oriundos de várias fontes e dependendo da natureza dessas fontes geralmente classificam-se em combustíveis fósseis e não fósseis. Abaixo alguns exemplos desses combustíveis.

Combustíveis fósseis

Os combustíveis fósseis são hidrocarbonetos, principalmente carvão, óleo combustível ou gás natural, formados a partir de restos de plantas e animais mortos.

Muitos combustíveis são derivados de minerais ou substâncias retiradas do solo, resultado da decomposição de animais e outras matérias-orgânicas, esses combustíveis são chamados de fósseis. Sua principal característica é que são combustíveis não renováveis pois o processo de formação a partir dessas matérias orgânicas levam milhares de anos para se formar.

A utilização de combustíveis fósseis permitiu o desenvolvimento industrial em larga escala e, em grande parte, suplantou os moinhos movidos a água, bem como a combustão de madeira ou turfa para o aquecimento.

Combustível fóssil é um termo geral para depósitos geológicos combustíveis enterrados de materiais orgânicos, formados a partir de plantas decompostas e animais que foram convertidos em petróleo bruto, carvão, gás natural ou óleos pesados ​​pela exposição ao calor e pressão na crosta terrestre por centenas de milhões de anos

principais combustíveis como a gasolina, o Diesel, Etanol, carvão, Querosene, Metanol, Biodiesel, gás natural e Hidrogênio.

Os combustíveis fósseis mais comuns são:

Gasolina

É talvez o principal combustível usado nos automóveis em todo o mundo. Embora no Brasil o uso de combustíveis não fósseis, como o Etanol seja alto, no resto do mundo a gasolina ainda é usada em grande escala. O Brasil produz a gasolina e também faz a importação dela, especialmente em momentos específicos de aumento de demanda. A gasolina é usada nos automóveis, na aviação, entre outros. Ela também é usada juntamente com Etanol em alguns tipos de veículos, conhecidos como flex.

Óleo Diesel

Combustível produzido por processos de refino de petróleo e processamento de gás natural destinado a veículos dotados de motores do ciclo Diesel. É usado por caminhões, ônibus, máquinas agrícolas, máquinas pesadas, entre outros tipos.

Gás de Cozinha – GLP

Mistura de hidrocarbonetos com alta pressão de vapor, obtida do gás natural em unidades de processo especiais, que é mantida na fase líquida em condições especiais de armazenamento na superfície. É o popular gás de cozinha que são vendidos em botijões de 13 kg para uso em residências e em outros formatos para condomínios, entre outros.

Gás Natural – GNV

Tem como principal componente o metano e é usado como combustível veicular.Um gás inodoro composto principalmente de metano,o gás natural freqüentemente está em depósitos que, como os do carvão e do petróleo, formaram há milhões de anos a partir de matéria vegetal em decomposição e organismos.

Carvão mineral

O carvão mineral é uma rocha sedimentar encontrada no solo em grandes quantidades em alguns lugares. Seu uso se dá a partir da queima deste para a produção de energia. É um combustível muito poluente.

Petróleo

O petróleo bruto, um líquido composto principalmente por carbono e hidrogênio, é geralmente preto, mas existe em uma variedade de cores e viscosidades, dependendo de sua composição química.

 Por que os combustíveis fósseis são chamados de recurso natural esgotável?

Os combustíveis fósseis estão presentes em quantidade limitada na natureza.Eles podem ser esgotados por atividades humanas. Portanto, os combustíveis fósseis são chamados recursos naturais esgotáveis.

Combustíveis não fósseis

Os combustíveis não fósseis são aqueles produzidos de fontes naturais como plantas, por exemplo. São renováveis e por isso ecológicas.A produção e uso de combustíveis não fósseis é visto atualmente com bons olhos por autoridades, governos e pela população em geral visto que com o aumento da demanda, os combustíveis não seriam capazes de atender a demanda sempre crescente.Os combustíveis não fósseis são fontes alternativas de energia que não dependem da queima de suprimentos limitados de carvão,petróleo ou gás natural . Exemplos desses combustíveis incluem: energia nuclear,energia eólica ou gerada por água e energia solar . Estes tendem a ser fontes de energia renováveis, ou meios de geração de energia que podem ser utilizados indefinidamente.

Posto de combustível. Gasolina, Etanol e Diesel, os principais combustíveis nos postos

São exemplos de combustíveis não fósseis:

Biocombustível

Substância derivada de biomassa renovável, tal como biodiesel,  etanol e outras substâncias estabelecidas em regulamento da ANP, que pode ser empregada diretamente ou mediante alterações em motores a combustão interna ou para outro tipo de geração de energia, podendo substituir parcial ou totalmente combustíveis de origem fóssil.

Etanol

Também conhecido como álcool, o Etanol é um combustível  produzido da cana-de-açúcar e muito usado no Brasil. O Etanol pode ser  anidro ou hidratado. O Anidro é usado como combustível nos automóveis, já o hidratado é usado na indústria farmacêutica, de bebidas, produtos de limpeza, entre outras finalidades.

Óleo Vegetal

São extraídos de plantas e podem ter inúmeras finalidades como o óleo de cozinha, óleo lubrificante, indústria de cosméticos, farmacêutica e como combustível – Biodiesel.

Todos os combustíveis fósseis não são renováveis, mas nem todas as fontes de energia não renováveis ​​são combustíveis fósseis.

Carvão, petróleo bruto e gás natural são todos considerados combustíveis fósseis porque foram formados a partir de restos enterrados de plantas e animais que viveram milhões de anos atrás.

O minério de urânio, um sólido, é extraído e convertido em um combustível usado em usinas nucleares. O urânio não é um combustível fóssil, mas é classificado como combustível não renovável.

Referências:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Combust%C3%ADvel_f%C3%B3ssil

https://pt.wikipedia.org/wiki/Combust%C3%ADvel_renov%C3%A1vel#Fontes_de_energia

https://www.anp.gov.br/?id=582

Por Redação e Aline Priscila da Silva Muniz Nóbrega


Veja também: