Curso superior de agronomia e a profissão de agrônomo

Conheça as informações do curso superior de agronomia e saiba como é o mercado de trabalho, a profissão de agrônomo e o que estuda na faculdade. [30|Agronomia]

» Página Inicial

O curso de agronomia é focado em preparar profissionais para conduzir os recursos naturais de uma maneira sustentável, aumentando e melhorando a produção agropecuária. Normalmente, esse curso superior tem uma duração média de cinco anos, durante os quais os alunos aprendem teoria e prática.

Entre as principais habilidades adquiridas nesse curso estão a produção de produtos extraídos da atividade agropecuária, bem como a sua transformação, distribuição, armazenamento e comercialização. O agrônomo é o profissional que saberá executar todas essas atividades de maneira otimizada, para que o lucro seja maior e a preservação dos recursos naturais esteja sempre presente.

O profissional formado em agronomia também sabe lidar com as principais tecnologias que contribuam com essa otimização do trabalho executado nas propriedades rurais.

O que estuda?

A grade curricular do curso de agronomia mistura disciplinas teóricas e práticas. Mesmo que a estrutura mude conforme a universidade, as matérias básicas são as seguintes: agricultura e meio ambiente, geologia, química do solo, matemática, física, avicultura, alimentação animal, mecanização agrícola, métodos de produção agrícola e muitas outras.

Na maioria dos casos, as matérias mais específicas, ou seja, as mais diretamente relacionadas com o trabalho cotidiano do agrônomo, estão nos anos finais do curso. No início, o aluno recebe toda a base necessária.

Mercado de trabalho

Não há dúvidas de que o mercado de trabalho para agrônomos é extremamente promissor, sobretudo no Brasil, em que a atividade agrícola e a exportação de produtos são pontos fortes da economia.

O agrônomo pode atuar em várias áreas: administração de grandes propriedades rurais, empresas de agronegócio, defesa sanitária, melhoramento animal e vegetal (por meio do desenvolvimento de pesquisas), zootecnia, supervisão da produção e comercialização de alimentos, entre outras.

De acordo com a CBO do Ministério do Trabalho, existem várias profissões ou ocupações relacionadas a atividade de agronomia, entre elas destaca-se as seguintes:

Veja abaixo um vídeo produzido pela Universidade Federal do Paraná sobre o curso de agronomia, destacando-se as áreas de atuação do profissional formado neste curso, bem como uma visão geral do mesmo:

Profissão de agrônomo

A profissão de agrônomo é regulamentada pela Lei 4.950-A/1966, que determina a “remuneração de profissionais diplomados em engenharia, química, arquitetura, agronomia e veterinária”.

Para exercer essa atividade aqui no Brasil, de acordo com a Lei, é necessário que o profissional seja formado em curso superior e também possua o registro no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA) do seu estado. Só assim pode trabalhar legalmente.

Melhores cursos

De acordo com a publicação do Ministério da Educação, referente a avaliação e conceito de curso (CPC-2012), os cursos de agronomia que receberam melhores notas na avaliação do MEC foram os seguintes:


 
Veja também: