Nordeste brasileiro. Características, seca, melhores cidades para morar

Perguntas e respostas sobre a região nordeste do Brasil. Qual o tamanho dela, quantos habitantes tem nesta região, quais suas características físicas e sociopolíticas?

» Página Inicial

O que é a região nordeste?

Todo país para ser melhor estudado e compreendido é divido em regiões espaciais. A região nordeste do Brasil é atualmente composta por nove estado: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Essa região tem aproximadamente 1.500.000 quilômetros quadrados e representa 18% de todo o território nacional. É a terceira maior região do Brasil, ficando atrás da região norte e do centro-oeste.

Nessa região encontra-se certa de 30% da população do país. São mais de 50.000.000 habitantes. O estado com maior densidade demográfica é o da Bahia e Sergipe está com a menor. 70% da população encontra-se na área urbana.

Salvador Bahia

Quais suas características físicas e sociopolíticas?

Todos os estados da região nordeste são banhados pelo oceano atlântico. A região é subdivida em outras quatros:

Como é a economia dessa região?

Mesmo sendo, ainda, considerada uma das regiões mais pobres do Brasil, a economia da região nordeste vem se fortalecendo com o passar dos anos devido a sua mão de obra de baixo custo. As empresas têxteis do Ceará, o cultivo da cana de açúcar e de frutas tropicas, e a produção de petróleo movimentam a economia dessa região. Entretanto, o que mais fortalece a economia dessa região é o turismo, devido as suas inúmeras cidades litorâneas, sua paisagem e sua cultura rica.

O que visitar no nordeste?

Nessa região encontra-se as praias mais procuradas pelos brasileiros e por turistas do exterior. Alguns dos lugares mais visitados do nordeste são:

Quais são as melhores cidades do nordeste para morar ?

Segundo o instituto de pesquisa IBGE os melhores lugares do nordeste e com maior índice de desenvolvimento humano são:

Quais são as melhores praias?

As praias do nordeste estão entre as mais bonitas, conhecidas e visitas do mundo. Entre elas estão :

Praia de espelho, Baía dos porcos, Praia patacho, Praia do amor ( dos afogados ), Praia dos carneiros, Praia Japaratinga, Praia do leão, Praia do madeiro, Praia ponta grossa, Praia do encanto, Praia do rio da barra, Praia tambaba e Praia moreré.

Tudo é bonito nesta região?

Não. Infelizmente não existe o lugar perfeito. Lá existem muitas cidades no interior que estão em extrema situação de pobreza. Algumas regiões passam pela seca e pela fome. Existem alguns programas do governo que visam acabar com a situação de miséria em que algumas pessoas vivem no nordeste. Mas pouquíssimas pessoas foram beneficiadas até hoje. Muitas ainda vivem em casas de barro sem saneamento básico e nunca viram uma luz elétrica.

A seca atinge que parte do nordeste?

A seca não atinge todo o nordeste. Ela atinge uma região que foi denominada como Polígono das Seca. Nessa região do nordeste existe a seca por fatores climáticos e naturais. é uma região em se chove muito pouco, por isso é um lugar com clima tão quente, O desmatamento em uma área chamada de Zona da Mata também contribui para que o clima lá seja tão quente. Segundo estudos lá existe a seca por : pouquíssimas chuvas durante o ano, baixa umidade, clima semi-árido, solo seco e rachado, temperaturas elevadas em grande parte do ano.

Existe alguma ação para diminuir a seca?

Atualmente o governo tenta implantar algumas idéias para tentar diminuir o impacto da seca na vida das famílias que residem nessas áreas do nordeste. Algumas são : Fornecimento de água em carros pipa, Construção de cisternas, ajuda e incentivo a agricultura local.

Qual foi a pior seca do nordeste?

A pior seca registrada foi no ano 2013, recente e muito lembrada ainda. O estado da Bahia foi o mais afetado. Estima-se que cerca de 4 milhões de animais morreram na seca. Animais que poderiam dar leite e servir de abate.

Por Redação e Maria Luisa Marques Vasconcelos


 
Veja também: