Verbos que indicam ação, estado e verbo auxiliar

Veja aqui a relação de verbos que indicam ação, estado e verbo auxiliar. Exemplos de aplicação e uso de cada um deles, bem como a definição e diferença que existem entre eles.

» Página Inicial

Os verbos são palavras que exprimem ação, estado, mudança de estado e fenômenos da natureza. De acordo com o critério semântico, a classificação dos verbos admite quatro tipos. São eles: verbos de ação, de processo, de estado e ação-processo.

Aqui veremos verbos que indicam ação, estado e verbo auxiliar.

verbos de ação

Verbos de ação

Um verbo é um verbo de ação quando é caracterizado por uma atividade expressa por um sujeito agente, ou seja, ele indica um “fazer” por parte do sujeito, ele age, realiza ações.

Como o próprio nome já diz, o verbo de ação indica “ação”. Possuem significação própria e revelam algo realizado pelo sujeito, como por exemplo um acontecimento, desejo, ação, atividade mental, entre várias outas.

Os verbos de estão presentes no predicado verbo-nominal e no predicado verbal, e tem no mínimo um argumento, ou seja, algo que irá completar o seu significado, e quando há dois ou três argumentos, os outros verbos que seguem serão complementos e não serão “afetados” pela ação verbal, como por exemplo:

Exemplos de verbos de ação:

Verbo de Estado

Um verbo de estado expressa uma propriedade de uma situação ou condição que está localizada no sujeito. Ele apresenta situações dinâmicas, e os envolvidos no processo verbal não sofrem nenhuma alteração, e por isso, o argumento desse verbo é inativo.

Neste caso, o sujeito funciona como um “suporte” de propriedades, como estado ou condição, sendo portanto um experimentador ou beneficiário da ação verbal.

O argumento que representa o sujeito não é o agente, nem paciente e nem causativo, e é por isso que esses verbos de estado são chamados também de estativos.

Você pode reconhecer um verbo de estado pelo seu aspecto verbal, seu sentido. O seu aspecto é durativo e pode indicar um aspecto existencial, como de vivência, existência, um aspecto locativo, de conhecimento, de lugar, percepção, experimentação anunciada ou subjetividade. O verbo de estado indica uma qualidade, uma situação, um estado. Alguns exemplos:

Exemplos de verbo de ação

Verbo Auxiliar

O verbo auxiliar é o verbo usado em locuções verbais, voz passiva e tempos compostos junto com as formas nominais dos verbos – particípio, gerúndio e infinitivo que atuam como o verbo principal.

Os verbos auxiliares são aqueles que servem para auxiliar a conjugação de outros verbos, como por exemplo:

Exemplos de verbos auxiliar


Veja também: