Principais combustíveis: gasolina, diesel, etanol, biodiesel, gás, etc

Conheça quais são os principais combustíveis como a gasolina, o Diesel, Etanol, carvão, Querosene, Metanol, Biodiesel, gás natural e Hidrogênio.

» Página Inicial

Existem uma variedade em combustíveis, e que são utilizados para vários fins, os combustíveis se tornaram muito importante devido a sua capacidade de gerar energia e calor, servindo tanto para abastecer os automóveis, como também de energia elétrica. Trataremos aqui apenas os principais combustíveis, sendo a gasolina, o diesel, etanol, carvão, querosene, metanol, biodiesel, gás natural, e o hidrogênio que apesar de estar sendo analisado já está sendo considerado uma alternativa muito favorável de combustível, para a sociedade e principalmente para o meio ambiente.

Gasolina

A gasolina é um tipo de combustível muito consumido em motores endotérmicos, derivada do petróleo é transformado em gasolina a partir de vários processos, dentre eles a destilação que é o mais comum, em sua composição encontra hidrocarbonetos e uma diversidade de compostos de carbono e hidrogênio, além de compostos de enxofre, nitrogênio e compostos metálicos, todos encontrados em concentrações não muito elevada.

Algumas classificações da gasolina existentes no Brasil:

[bulletlist]

[/bulletlist]

*a última é utilizada apenas na aeronáutica

Importante saber que o octano, é um dos hidrocarbonetos que é encontrado em qualquer tipo de gasolina e tem sua importância por ser uma das principais propriedades do combustível, considera como o que dá o poder antidetonante.

principais combustíveis como a gasolina, o Diesel, Etanol, carvão, Querosene, Metanol, Biodiesel, gás natural e Hidrogênio.

Diesel

O Diesel é mais um dos combustíveis que é adquirido a partir do petróleo, sua estrutura é composto por átomos de carbono, hidrogênio, e pequenas concentrações de enxofre, nitrogênio e oxigênio, e por sua composição, torna-se tóxico e inflamável. O óleo diesel é muito utilizado em motores que possuem  combustão interna, normalmente automóveis, furgões, ônibus, caminhões, pequenas embarcações marítimas, máquinas de grande porte, locomotivas, navios e aplicações estacionárias, por exemplo, geradores elétricos.

Alguma classificações de Diesel:

[bulletlist]

[/bulletlist]

Etanol e Metanol

O etanol passou a ser utilizado somente em 1970, quando houve a criação do Programa Nacional do Álcool – Proalcool pelo Governo Federal, e a partir dai o etanol passou por várias analises e atualmente está sendo analisada a produção por meio do bagaço e palha de cana-de-açúcar, o que ocasionará em quantidades elevadas de biocombustível. Enquanto esta técnica não é posta em prática ao comércio, o etanol ou também conhecido por álcool etílico pode ser produzido pela extração do milho, da soja, do coco de babaçu, da beterraba, da batata e também da cana-de-açúcar.

Diferentemente do etanol, o metanol é composto a partir da mistura entre carvão e água, criado apenas para utilização temporária devido à falta de álcool na época, o metanol foi retirado do mercado de combustíveis automotores devido ao elevado teor tóxico contido, no entanto, continua sendo muito utilizado nos carros de corridas automobilísticas, por ter uma combustão mais rápida, que promove maior potência ao motor.

Posto de combustível. Gasolina, Etanol e Diesel, os principais combustíveis nos postos

Carvão

Combustível composto por resíduos sólidos da destilação destrutiva e pirólise da madeira e de outros materiais vegetais, muito conhecido por carvão vegetal, é transformado em biomassa devido ao processo de pirólise e de carbonização, principalmente da madeira, e caracterizado como combustível renovável se a extração for de áreas de reflorestamentos ou de resíduos agroindustriais. Outra característica bastante interessante é que por ser mais calórico, ao ser queimado, o carvão vegetal elimina menor quantidade de fumaça, o que é favorável ao meio ambiente e a nós também.

Querosene

Também derivado do petróleo a partir da destilação, este líquido é composto por uma mistura de hidrocarbonetos alifáticos, naftalênicos e aromáticos, suas principais características é por possuir um elevado grau de solvência, uma evaporação bastante lenta, além de ser insolúvel em água. O querosene é muito utilizado para iluminações, em solventes e também como querosene para aviação, também conhecido por QAV.

Biodiesel

Esse combustível em excelência é produzido por uma variedade de matérias-primas, sendo elas diversos óleos vegetais, gordura animal, óleo de fritura, entre outros, por meio de dois processos transesterificação e craqueamento, no Brasil tivemos uma produção de 1,2 bilhões de litros em 2008, e em Janeiro de 2009 passou para 3,7 bilhões de litros, informações dadas pela ANP em 2009. Uma das principais características do biodiesel, é quanto não ser composto de enxofre e óxidos de nitrogênio, o que reduz a emissão de SO causado pelo diesel, de acordo com  NOGUEIRA; MACEDO, 2005.

Gás Natural

Obtido a partida de uma mistura entre gases hidrocarbonetos leves e gases inerte com metano, considerado não-tóxico, é o mais seguro dos combustíveis, um exemplo para notar a diferença existentes dos outros, o gás natural é leve e elimina-se na atmosfera, ou seja, caindo assim a probabilidade de qualquer tipo de inflamação ou explosões, além do mais, para que isso ocorra seria preciso que estivesse à 620°C, sendo que a gasolina à 300°C e o álcool à 200°C já seria suficiente para que houvesse uma explosão. Outra característica, é se usado no no veículos o gás natural elimina menor quantidade de poluentes.

Principais vantagens do uso do Gás Natural nos veículos:

[bulletlist]

[/bulletlist]

Hidrogênio

Combustível que passa ainda por muitos teste e analises, o hidrogênio é um combustível limpo, por sua combustão, isto é, queima, liberar apenas vapor d'água e óxido de nitrogênio, além de ser encontrado na atmosfera, tem grandes possibilidades de ser usado para substituir o uso da gasolina. O maior problema do hidrogênio, é o mesmo que o do gás natural, apesar de existirem em grande escala, é normalmente encontrado em estado gasoso e para o estocamento é necessário realizar processos para transformá-los em líquido o que é difícil e fica em um custo muito alto.

Fontes úteis:

https://www.fem.unicamp.br/~em672/GERVAP2.pdf

https://www.carroantigo.com/portugues/conteudo/curio_gasolina.htm

https://cenbio.iee.usp.br/saibamais/brasil.htm


Veja também: