Faculdade de Engenharia de Computação, disciplinas e onde estudar

Conheça o Curso Superior de Engenharia de Computação, a grade curricular em várias universidades no Brasil, o mercado de trabalho para o engenheiro e outras informações. [30|ENGENHARIA (GRUPO II) - ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO]

» Página Inicial

O curso de Engenharia de Computação já é um dos mais disputados nas universidades, públicas e privadas de maior renome, em todo o território brasileiro. O motivo? A necessidade e a valorização desses profissionais.

A Engenharia da Computação é caracterizada como um conjunto de normas e conhecimentos que são utilizados para o desenvolvimento de redes, periféricos e computadores. O engenheiro da computação se torna o profissional responsável pela projeção e construção de sistemas que integram os programas de software com o hardware de uma empresa em questão.

Dessa forma, o profissional da Engenharia da Computação oferece o desenvolvimento desses produtos para empresas de telecomunicação, por exemplo, fazendo uma ligação entre todas as redes de telefonia em questão.

Veja abaixo um vídeo com uma aula da UNIVESP que é a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (USP, UNESP, UNICAMP e Centro Paula Souza) e apresenta uma visão Geral da Área, os desafios, principais áreas de estudos, a carreira e ainda exemplos de empreendedorismo na engenharia da computação.

O engenheiro da computação

Além disso, os profissionais formados em engenharia da computação garantem conhecimentos avançados sobre programação, recursos e arquitetura para redes e computadores de uma maneira geral, com aplicação voltada exatamente para o setor de engenharia. Os estudos mais abrangentes desse profissional são aqueles direcionados para a informática, transmissão de dados e redes de uma forma geral.

Principais disciplinas do curso

O curso de graduação de Engenharia da Computação trabalha bastante com o desenvolvimento e com a gestão tanto de softwares quanto de hardwares, já que esse profissional pode ser muito bem-vindo em empresas que contem com esses produtos finais.

O desenvolvimento de caldeiras, criação de motores e de linhas de produção, além do próprio desenvolvimento de processos de simulação fazem parte das disciplinas estudadas pelo curso. O estudo dos sistemas de controle e de demais processos e recursos relacionados com a indústria também fazem parte da grade curricular desses estudantes.

Veja abaixo a grade curricular do curso em várias universidades no Brasil

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho, por sua vez, é um dos que está em maior ascensão e desenvolvimento em todo o território brasileiro. Isso ocorre pelo fato de que a computação chega a cada vez mais segmentos do mercado de trabalho: ele está presente não só nas indústrias, que já compõem um dos maiores complexos econômicos do país, mas também está voltado para a telefonia, para a farmácia e até mesmo para o desenvolvimento de pequenos grupos comerciais.

O mercado de trabalho para os profissionais engenheiros em computação também conta com uma tendência bem marcante: a do empreendedorismo. Os jovens são estimulados para empreender, principalmente por conta dos novos setores que cada vez mais precisam desses profissionais da área de tecnologia.

Onde estudar

Embora não seja tão popular como Ciência da Computação e Sistemas de Informação, o curso de engenharia pode ser encontrado em algumas boas universidades brasileiras. Na lista abaixo você encontrará algumas dessas opções de acordo com o relatório do CPC-2012 do MEC:


Veja também: