Adjetivos: O que é, tipos, significado e exemplos

Os tipos de adjetivos podem ser vários e ainda poderá haver a variação em número, grau e gênero. Neste artigo mostraremos o que é um adjetivo, diversos exemplos e aplicações para melhor compreensão dele.

» Página Inicial

Adjetivos são palavras que estão sempre acompanhadas de substantivos, atribuindo-lhe características como: qualidade, aspecto, estado, modo de ser, entre outras.

As vezes é necessário analisar o contexto da frase para saber qual palavra ocupa qual função, já que adjetivos e substantivos possuem uma relação muito próxima.

o que são adjetivos

O termo adjetivo tem o sufixo “ad” que em latim significa “jazer”, “ficar”, devido ao fato de o adjetivo estar do lado do substantivo.

Algumas palavras podem se comportar como adjetivos mesmo não o sendo, por exemplo: comida de avó, trauma de infância. Isto porque são formadas por preposição e um advérbio ou substantivo.

Tipos de adjetivos

Nota-se ainda mais a semelhança entre os adjetivos e os substantivos por suas classificações terem pontos em comum. Sendo classificados por:

Também existem os adjetivos pátrios, eles indicam o local de origem. Podem se referir a continentes, países, estados, cidades, bairros, e etc.

Exemplo: Lusitanos, Acreano, Mineiro, Fluminense, Costarriquenho, Capão-bonitense, sorocabano e etc.

Variações de Gênero

Os adjetivos biformes: possuem uma forma para cada gênero, por isso o sufixo “bi” que significa dois. Exemplos: menino esperto, menina esperta.

Os uniformes: esses adjetivos apresentam uma única forma independente do gênero. Exemplos: Homem triste, Mulher triste.

Variações de Número

Para os adjetivos compostos, a regra se aplica da seguinte forma:

Exemplo: artista norte-americano – artistas norte-americanos.

No entanto, podem existir algumas exceções, onde em alguns substantivos compostos os dois elementos mudem e em outros, os que se referem a cor, não variam. Exemplo: Surdo-mudo – surdos-mudos, saia azul-celeste – saias azul-celeste.

Variações de Grau

O grau comparativo é dividido em três formas: Igualdade, inferioridade e superioridade. Exemplos:

O grau superlativo é dividido em relativo e absoluto, este último se se subdivide em analítico e sintético.


 
Veja também: