Educação profissional e tecnológica. Diferença, Cursos e definição

Entenda nesta seção de perguntas e respostas o que é a educação profissional e tecnológica. Quais as possíveis diferenças entre elas, o conceito e definição desses termos.

» Página Inicial

Qual a definição de educação profissional?

A educação profissional pode ser definida como aquela modalidade de educação formal ou não que tem como propósito a formação de mão de obra qualificada para a atuação no mercado de trabalho. Em outras palavras ela pretende conferir ao aluno a oportunidade de ganhar uma profissão, conferindo a este o conhecimento necessário e permitindo o desenvolvimento das competências necessárias para tal.

Apesar de ser voltada para a formação para o trabalho, isto não significa que a pessoa estará apenas aprendendo uma profissão. Na verdade o entendimento tem sido modificado e hoje considera-se que esta deve incluir também a formação do indivíduo tanto no aspecto técnico, mas também no aspecto comportamental e intelectual como um todo.

O pilar básico que muitas escolas técnicas sustentam é a relação dos saberes, também conhecidos como os pilares da educação, que são:

Com isso, a formação profissional contemporânea considera que não bastaria o aluno saber fazer, mas seu comportamento, o que ele precisa saber para fazer e principalmente sua capacidade de conviver e trabalhar em grupo, são de grande relevância para a formação do indivíduo.

Educação profissional e tecnológica

A educação profissional é colocada em segundo plano no Brasil?

De certa forma sim. No Brasil valoriza-se muito a educação superior, contudo é sabido que os cursos técnicos e profissionalizantes exercem um importante papel na formação de profissionais e dão uma contribuição importante para o país.

Nos últimos anos o governo federal chegou a investir um pouco mais nesta modalidade, tendo o programa Pronatec como expoente. Contudo, o programa vem sofrendo um pouco para deslanchar, o que mostra mais uma vez a pouca preocupação com a educação profissional.

Qual a diferença entre educação profissional e tecnológica?

A educação profissional é uma definição um pouco ampla e como explicado acima, envolve cursos e formações em vários níveis, tanto técnico, superior ou até informal. Para tanto devemos considerar também os chamados cursos livres em diversas áreas, os cursos técnicos, como veremos abaixo e outras formações de caráter profissional.

Já a educação tecnológica é mais empregada na educação superior com os cursos de tecnologia ou de curta duração, como também são chamados.

É preciso levar em conta que uma graduação pode ser: bacharelado, licenciatura ou tecnologia. Este último entra na chamada educação tecnológica. Os cursos são mais curtos e boa parte deles são oferecidos na modalidade a distância ou EAD.

Quais os principias cursos da educação profissional?

Geralmente são os de nível técnico e neste caso temos:

Quais os principias cursos da educação tecnológica?

Os principais cursos nesta modalidade são os de nível superior de curta duração, como exemplo:

Qualquer pessoa poderá fazer cursos em ambas as modalidades?

No caso de cursos livres sim. Já os de nível técnico exigem que o aluno tenha concluído o ensino médio ou esteja estudando, dependendo do caso. No caso dos cursos superiores de tecnologia é necessário que o aluno tenha concluído o ensino médio regular em uma escola oficial no Brasil.

Quais as principais escolas técnicas e profissionalizantes no Brasil?

Para cursos técnicos existe as escolas do Sistema S (Senai, Senac, Sest, Sebrae, etc), o Instituto Federal de Educação Profissional e Tecnológica, entre outros.

Para cursos superiores de tecnologia as faculdades e universidades brasileira em sua maioria oferece alguns desses cursos. Lembrando que eles também podem ser identificados como cursos de curta duração ou até como cursos de 2 anos.


 
Veja também: