O que é literatura? Escolas literárias: Trovadorismo, Barroco e Romantismo

Perguntas e respostas sobre o que é literatura? Quando surgiu e quais são as escolas literárias, como: Trovadorismo, Humanismo, Classicismo, Barroco, Arcadismo e outros.

» Página Inicial

O que é literatura?

A Literatura é considerada por muitos uma arte, pois através dela temos contato com um mundo de experiências vividas pelo homem sem que seja preciso vivê-las. A palavra literatura origina-se do latim littera, que significa letra. Além de tudo a mesma não deixa de ser um instrumento de comunicação, visto que transmite os conhecimentos e a cultura de uma comunidade ao longo dos anos dizendo muito sobre o momento e o contexto em que foi escrito.

Quando surgiu a Literatura?

Um dos registros mais antigos que se tem sobre a literatura é o de Aristóteles, pensador grego que viveu entre 384 e 322 (a.C.), porém os escritos de Aristóteles são questionados nos dias de hoje, por conta da literatura ter sofrido uma grande evolução sem nos últimos séculos, aceitando novos gêneros devido a criação de novos meios de veiculação, como a internet. Todos esses fatores acabam transformando a definição clássica de literatura e gerando novas atribuições ao longo dos anos.

Biblioteca de livros

Quais são as escolas literárias?

A Literatura Brasileira é dividida em períodos, esses períodos são chamados de "escolas literárias" ou de "movimentos literários". Faremos um breve resumo abaixo desde os primeiros registros de produção literária em Língua Portuguesa até o Modernismo que foi o principal período literário do século XX.

Trovadorismo (1189 – 1418)

Conhecido como o primeiro movimento literário da língua portuguesa, dividido em quatro diferentes tipos de cantigas: As Cantigas de amor, de Amigo, de Escárnio e de Maldizer.

Humanismo (1418-1527)

A partir do Humanismo nasce o Renascimento cultural, as prosas eram dirigidas a nobreza e as poesias eram feitas por fidalgos. O homem passa a ser colocado como o centro do universo.

Quinhentismo (1500 – 1601)

Resume-se a toda e qualquer produção feita no ano de 1500, na época do descobrimento do Brasil. Bem como cartas, crônicas e sermões que foram produzidos nesse período.

Classicismo (1527 – 1580)

Camões surge como grande nome desse período ocorre uma valorização da cultura greco-romana e do racionalismo. Os assuntos pessoais são deixados de lado para dar lugar às verdades universais.

Barroco (1601 – 1768)

Essa escola surge com o propósito de reconciliar o homem com a fé, devido a grande crise no mundo do homem com a igreja.

Arcadismo (1768 – 1836)

Como principal característica pode-se citar a exaltação da natureza buscando a conciliação do homem com esta.

Romantismo (1836 – 1881)

Caracteriza-se pelo o amor constante e o sofrimento como temas principais em como a subjetividade e a liberdade formal. Os autores desse período eram predominantemente jovens e morreram cedo.

Realismo e Naturalismo (1881 – 1922)

O desencanto e a crença no material e racional substituem o mundo Romântico nesta escola. O escritor vira apenas um observador da vida das personagens.

Parnasianismo (1882 – 1922)

Nessa a liberdade formal do Romantismo era desprezada e a busca pela perfeição era exaltada.

Simbolismo (1893 – 1922)

Essa escola era espiritualizada e concentrada no poder da sugestão como reação aos avanços tecnológicos.

Pré-Modernismo (1902-1922)

Nessa escola literária começa a surgir um olhar critico aos problemas sociais do Brasil e um nacionalismo crítico começa a aparecer.

Após o pré-modernismo surge o modernismo e suas outras correntes, cada uma com a sua característica específica.

O que apresenta um texto literário?

Um texto literário pode apresentar: Ficcionalidade, função estética, plurissignificação e subjetividade.


 
Veja também: