Faculdade e Curso Superior de Engenharia Aeronáutica. Onde encontrar?

Veja onde encontrar o Curso Superior de Engenharia Aeronáutica no Brasil e conheça mais sobre este ramo da engenharia e o mercado de trabalho para o engenheiro. [20|ENGENHARIA (GRUPO III) - ENGENHARIA AERONÁUTICA]

» Página Inicial

Hoje, o Brasil já é um dos países que mais importa aeronaves para fora, isso se dá graças à procura e qualidade de nossos profissionais de engenharia aeronáutica que estão empenhados em fazer do país uma potência na área.

O curso de Engenharia Aeronáutica é ideal para quem quer trabalhar como a construção e projeção de aeronaves assim como sua manutenção, sendo que essas aeronaves podem ser aviões, foguetes, satélites e até mesmo helicópteros. Além disso, o profissional também deve ser o responsável por inspeções periódicas, assim como a realização de reparos quando necessário nos equipamentos, fuselagem, motores e asas das aeronaves, assim como da construção, reparos e inspeções de instrumentos e sensores de controle do equipamento.

Veja um vídeo Institucional produzido pela equipe do Núcleo de Produção RTU para o curso de Engenharia Aeronáutica da Universidade Federal de Uberlândia - UFU.

Além de todas as oportunidades citadas acima, o estudante de Engenharia Aeronáutica pode também realizar serviços ou obras na área de infraestrutura aeronáutica como o planejamento de tráfego aéreo, gerenciamento de tráfego aéreo e construção de aeroportos.

Durante o curso, o aluno de engenharia aeronáutica estuda física, química, computação e matemática, assim como dinâmica de sistemas de controle, eletrônica e matérias tecnológicas, além de uma área de especialização já escolhida durante a faculdade, que tem tempo de graduação de cinco anos.

Mercado de trabalho na área de Engenharia Eletrônica

O Brasil é um país que vem crescendo há alguns anos e, por isso, a área de aeronáutica vem acompanhando esse crescimento, isso porque mais aeroportos estão sendo construídos, assim como mais aeronaves, o país ainda carece de profissionais especializados em tráfego aéreo e também já é responsável por profissionais que trabalham nos projetos e construções de satélites e foguetes.

Outro fator bem relevante é que o setor de helicópteros vem crescendo exponencialmente no país, principalmente nas grandes capitais e, por isso, o profissional pode se inserir no mercado de trabalho que atua com essas empresas. Além disso, é possível trabalhar no DCTA, Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, e na Embraer e suas fornecedoras. Lembrando que a Embraer é líder mundial no mercado de aviação comercial e também de médio e pequeno porte.

Regulamentação da profissão

Como qualquer área da Engenharia a profissão é regulamentada e além do curso superior ou pós-graduação na área é preciso ter registro no CREA, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia.

Onde estudar?

Veja algumas opções do curso de Engenharia Aeronáutica. As informações são do relatório anual do CPC – 2012 do Ministério da Educação.


Veja também: