Coleta seletiva de lixo: cores, tipos e separação do lixo
Papel, papelão, vidro, plástico, orgânico, resíduos perigosos e outros tipos de lixo. Veja o que á a coleta seletiva, como ela se classifica e as cores de cada tipo de lixo.
Normalmente o lixo gerado nas residências, comércios ou indústria são misturados em um mesmo local, são retirados pelos serviços de coleta de lixo e destinados aos aterros sanitários ou para a incineração. É desta forma que lidamos com o lixo, contudo não é a forma mais adequada, pois ao tratar o lixo desta forma estamos lançando na natureza produtos que levarão anos para se decompor, enquanto que novas matérias-prima deverão ser usadas para criar novos produtos que usaremos.
A reciclagem de lixo
Na década de 1980 foi constatato que algumas matérias-primas não renováveis estavam se esgotando ou se esgotariam, entre elas estavam opetróleo. Foi a partir dai que a ideia da reciclagem começou a ser considerada. No Brasil a reciclagem encontrou um forte aliado, a economia. Muitas pessoas trabalham com a reciclagem não porque esteja assim tão preocupado com o meio ambiente, mas porque dá lucro fazer reciclagem. Seja lá qual for a motivação, o fato é que hoje reciclamos muito, porém este muito ainda significa um percentual pequeno diante de tudo que pode ser reciclado no Brasil.
Por que a reciclagem é importante?
Quando você joga coisas fora, você pode ser muito feliz em se livrar dele: no lixo vai, para nunca mais ser visto de novo! Infelizmente, esse não é o fim da história. As coisas que jogamos fora têm que ir para algum lugar - normalmente elas são enterradas em terra em um aterro ou queimadas em um incinerador. Aterros podem ser horrivelmente poluentes. Eles parecem horríveis, fedem, ocupam espaço que poderia ser usado para coisas melhores, e às vezes criam poluição tóxica do solo e da água que pode matar peixes em nossos rios e mares.
Por que você deveria reciclar?
Se todos fossem reduzidos, reutilizados e reciclados, poderíamos fazer com que os recursos da Terra fossem muito mais longe. A reciclagem economiza materiais, reduz a necessidade de aterrar e incinerar, reduz a poluição e ajuda a tornar o ambiente mais atraente. Também cria empregos, porque reciclar as coisas requer um pouco mais de esforço do que fazer coisas novas. Reciclar não apenas economiza materiais: também economiza energia. Fabricação de coisas usa muita energia de usinas de energiae usinas famintas geralmente pioram o aquecimento global. Podemos economizar uma quantidade surpreendente de energia reciclando.
Coleta seletiva do lixo
A coleta seletiva do lixo constitue em separar o lixo em grupos distintos, cada um com tipos de lixo correspondente com sua classificação. Sem o processo da separação do lixo não é possível fazer reciclagem, pois nas usinas de tratamento e reclagem idealmente o lixo já deve chegar o mais separado possível.
Separação do lixo
A separação do lixo é feita da seguinte maneira, devem ser colocados cestos de lixos com identificação para lixos de papéis, plásticos, metais e/ou alumínio, vidros, orgânicos, etc. Cada um deverá possui uma cor de identificação que facilita a coleta. As cores correspondentes são:
Cor | Tipo de lixo |
---|---|
Azul | Papel/papelão |
Amarelo | Metal |
Verde | Vidro |
Vermelho | Plástico |
Marrom | Orgânico |
Laranja | Resíduos perigosos |
Preto | Madeira |
Cinza | Resíduos gerais não recicláveis ou misturados, ou contaminado não passível de separação |
Roxo | Resíduos radioativos |
Branco | Resíduos ambulatoriais e de serviço de saúde |
Tabela de cores e tipos de lixo: Coleta Seletiva de Lixo
Para fazer a coleta seletiva de lixo é preciso que os serviços de coletagem do lixo consiga recolher e destinar o lixo como classificado. De nada adianta uma pessoa fazer a classificação do lixo em casa e este ser misturado no caminhão que recolhe o lixo. Portanto, este não é um processo individual e sim coletivo. Algumas cidades do Brasil já fornecem o serviço de coleta seletiva nas residências. Essas cidades são: Curitiba (PR), Itabira (MG), Londrina (PR), Santo André (SP), Santos (SP), Diadema (SP) e Goiânia (GO).
Quais são as diferentes formas de reciclagem?
Jogar as coisas fora é um mau hábito; reciclá-los é um bom hábito. A reciclagem não é tão difícil: é simplesmente uma questão de mudar seu hábito. Praticamente falando, a reciclagem acontece de duas maneiras. A autoridade do governo local organiza uma coleta porta-a-porta (às vezes, isso é chamado de reciclagem na calçada ) ou você leva seus itens reciclados para um centro de reciclagem local e os coloca em recipientes separados.
Quais materiais podem ser reciclados?
A maioria das coisas que você joga fora podem ser recicladas e transformadas em novos produtos - embora algumas sejam mais fáceis de reciclar do que outras.
Referência:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Reciclagem_de_lixo
Por Redação e Aline Priscila da Silva Muniz Nóbrega
- Advérbios de modo, tempo e lugar em português
- Boletim escolar online. Escolas públicas e particulares. Tira-dúvidas
- Colégio Salesiano Itajaí, Dom Bosco, BH, Sorocaba e outros
- Como ocorre a chuva ácida e suas causas
- Como ocorre os terremotos. Vídeo do terremoto no Japão e Haiti
- Consequências da poluição: chuvas ácidas, efeito estufa, entre outros
- Curso de Administração: mercado de trabalho e regulamentação da profissão
- O que foi a ditadura militar e Características dos Governos Militares
- Educação continuada. Perguntas e respostas
- O que é educação? Formal e informal, dever da família ou escola
- O que é conto, quais os tipos e características
- O que é poluição, poluentes e principais fontes de poluição
- O que é reforma agraria no Brasil, o MST e suas propostas
- Placas de Trânsito no Brasil: Advertência, indicação, entre outros.
- Pronomes pessoais: Eu, tu ou você, ele, nos, vos e eles
- Quais as funções dos deputados federais e senadores
- Regime militar. Diretas Já, período, Castelo Branco e Médici
- Substantivo: Conceito, classificação, definição e tipos
- Supletivo em Alagoinhas, Barreiras e Porto Seguro. Escolas com EJA
- Verbos que indicam ação, estado e verbo auxiliar