O que é educação? Formal e informal, dever da família ou escola

Perguntas e respostas sobre o que é educação e sua classificação como formal e informal, se é dever da família ou escola e sua relação com leitura e viagens. Veja a FAQ.

» Página Inicial

O que é educação?

Qualquer definição simplicista de educação deve ser analisada com cuidado, afinal, estamos falando de algo extremamente abrangente e cuja definição pode ser feita de muitas formas. É claro que podemos definir educação como o processo de ensinar e aprender, mas não podemos confundir isto com sala de aula, já que este processo de ensinar e aprender ocorre em todos os lugares.

Estamos envolvidos com educação a todo momento e em todos os lugares. Não é possível separar as coisas, já que ensino e aprendizado acontece constantemente através de nossas experiências e das demais pessoas. Assim, ora estamos ensinando, ora estamos aprendendo.

Qual a diferença entre educação formal e informal?

Educação formal e informal

Creio que a primeira seja uma referência ao que é feito na escola de maneira sistemática, documental e verificável através dos diversos processo de avaliação disponível para docentes e educadores. Já a educação informal é aquela que acontece no cotidiano de todos nós, neste caso ela é contínua, iniciando quando a criança nasce e terminando quando ela morre. A vida é uma grande escola.

Quais os níveis de educação no Brasil?

Como visto acima, existe a educação formal que é aquela que temos acesso nas escolas e desta forma é preciso conceitualizá-la ou classificá-la melhor. Sendo assim, segue o modelo educacional que é empregado aqui no Brasil.

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases na Educação (LDB), os níveis educacionais adotados no Brasil são os seguintes:

O que a educação tem a ver com leitura?

Os livros são as melhores fontes para promover uma boa educação e o seu uso deve começar em casa e não apenas na escola. A literatura é importante em todos os níveis educacionais, respeitando os gostos literários e a necessidade de cada etapa ou momento. Quem lê mais, escreve melhor, interpreta melhor não só textos como fatos da própria vida.

A leitura e as viagens são as melhores formas de melhorar nosso nível de conhecimento, o primeiro ocorre pela viagem nas letras que o livro oferece e o segundo pela experiência ou a experimentação, que é também super importante.

O que a educação tem a ver com viagens?

Ao lado da leitura as viagens exercem um papel importante na formação educacional de uma pessoa. Você pode ler sobre algum lugar, ouvir palestras, narrativas, ver fotos e vídeos, mas ir pessoalmente e analisar com seus próprios olhos e sentir o lugar é algo diferente e muito mais poderoso na aprendizagem.

A educação é dever da escola ou da família?

Esta é uma ótima discussão. Recentemente vi uma mensagem com os dizeres mais os menos assim: “O dever da escola é ensinar, educação é dever da família”. Neste caso precisaríamos perguntar para o autor da frase o que ele entende por educação, pois no meu entendimento a educação se confunde com ensinar e ambos estão em casa e na escola, portanto, penso que seja uma construção de todos.

Muita gente confunde educação com comportamento e existe sim muita relação, mas afirmar que uma pessoa bem comportada é educada é uma visão muito limitada de educação, se consideramos apenas este critério para avaliar.

É fato que tanto a escola como a família exercem papeis importantes na construção do conhecimento e de uma educação sólida, portanto, nem sempre essas conceituações são precisas, separando corretamente os papeis de cada um.

O que talvez este conceito queira mostrar é que existem aspectos da educação que devem ser construídos em casa, como os valores, por exemplo. Mas quando a família não tem bons valores ou não transmitem esses aos seus filhos, penso que cabe a escola de alguma forma trabalhar isso.


 
Veja também: