O que é biografia e bibliografia? Conceito e diferenças

Você sabe qual é a diferença entre as palavras biografia e bibliografia? Entenda neste artigo não só a diferença, mas também o que é cada uma delas, qual o seu significado na língua portuguesa.

» Página Inicial

Muitas vezes algumas palavras da Língua Portuguesa acabam causando confusão porque são muito parecidas, embora tenham significado diferente. É o caso de biografia e bibliografia, que, por serem usadas somente em contextos formais, geralmente causam confusão.

As duas palavras existem e podem ser usadas, mas elas tem significados diferentes. Biografia é contar a história da vida de alguém, enquanto bibliografia é o conjunto de livros lidos ou consultados.

Vamos conhecer um pouco mais sobre essas palavras para esclarecer o assunto:

Biografia

Biografia

Podemos dividir a palavra biografia em duas partes: bio + grafia. As duas partes correspondem a palavras gregas que se tornaram radicais na nossa língua. Bio se refere à vida, daí temos palavras como biologia. Grafia se refere à escrita – e também é uma palavra na Língua Portuguesa. Portanto, quando falamos em biografia estamos literalmente falando dos escritos da vida de alguém.

Assim, é comum que quando lemos um livro as orelhas sejam dedicadas a uma breve biografia do autor, contando onde e quando nasceu, sua trajetória, como se tornou escritor, etc. Biografia também é um gênero literário já que hoje muitos livros são dedicados a contar a vida de algumas pessoas, como celebridades, músicos, esportistas ou homens de sucesso. Uma subcategoria do gênero são as autobiografias que são biografias escritas pela própria pessoa, quando ela mesma conta suas memórias e sua trajetória.

Alguns exemplos:

Bibliografia

Biblioteca de livros

A palavra bibliografia também pode ser dividida em duas partes: biblio + grafia. Grafia, como já explicado antes, diz respeito à escrita. E biblio também é uma palavra grega que significa livros, daí a palavra biblioteca na Língua Portuguesa. Logo, quando usamos a palavra bibliografia estamos falando dos escritos dos livros, ou seja, uma lista de livros.

Atualmente, a palavra bibliografia é bastante usada para falar da lista de livros consultados para, por exemplo, escrevermos um trabalho para a escola ou a faculdade. Por vezes, também pode aparecer como referências bibliográficas e pode incluir outras formas de consulta além dos livros. Também pode se referir a lista de livros para um determinado curso.

Exemplos de uso:


 
Veja também: