Siglas de dos Partidos Políticos Brasileiros e seus significados

O que significa PMDB, PSDC, PSD e outras siglas de partidos políticos no Brasil? Entenda neste artigo a relação entre sigla, nome e ideologia e veja a lista de partidos brasileiros.

» Página Inicial

Um dos principais elementos de uma democracia é a possibilidade de formação de blocos que pode ser em torno de um ideal político, em defesa de uma classe ou outros itens de motivação política. Esses blocos são conhecidos como partidos políticos e no Brasil a quantidade deles é grande e não dá sinais que irão diminuir. Uma característica muito marcante é a forte ênfase na sigla do partido, esta estratégia é comum pois os nomes são geralmente extensos e ficaria mais difícil não só a pronúncia, como a memorização.

Poder legislativo, formado pelo congresso nacional, assembleias legislativas e câmaras de vereadores

Criticado por muitos, odiados por outros, eles estão lá e são o centro da atenção em época de eleição seja na esfera municipal, estadual ou federal. Nos Estados Unidos, por exemplo, há dois grandes partidos: os democratas e os republicanos, aqui a quantidade de siglas é muito grande e embora alguns sejam maiores que outros não podemos afirmar que exista um grande partido político.

Propostas e ideologia

Segundo o Dicionário Pliberam ideologia é:

1. Ciência da formação das ideias.

2. Tratado sobre as faculdades intelectuais.

3. Conjunto de ideias, convicções e princípios filosóficos, sociais, políticos que caracterizam o pensamento de um indivíduo, grupo, movimento, época, sociedade.

Todo partido diz ter uma ideologia política  e isto está expresso no próprio nome do partido. Exemplos:

Mas esta ideologia existe na prática? Esta é uma pergunta que fica para o leitor pensar e responder para si mesmo. Se isso fosse uma verdade eu votaria apenas nos candidatos do PSC, pois acredito e defendo os valores cristãos. Tenho isso como ideologia de vida e seria muito bom alinhar com a ideologia política, mas infelizmente não acredito nessas ideologias políticas e acho que na prática a sigla e o nome do partido são apenas siglas e nomes. Mas posso estar enganado e entre todos deve haver exceções.

Sigla dos partidos políticos

Novos Partidos

Os novos partidos políticos são uma mistura do velho com o novo. O ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab lançou um partido com uma sigla que já existiu no Brasil, o PSD. Já a ex-ministra e ex-senadora Marina Silva inovou ao lançar o “Rede Sustentabilidade” ou simplesmente Rede. Pelo menos o nome do partido fica de fora das famosas siglas e dos jargões que lembram democracia, socialismo, república, etc.

Siglas ou nomes dos novos partidos


Veja também: