Porque aconteceu a primeira e a segunda guerra mundial

Veja quais foram os motivos que levaram ao surgimento das duas guerras mundiais. Qual o estopim da primeira e segunda guerra mundial? Quais os pontos chave que motivam as guerras.

» Página Inicial

Segundo diversos historiadores, a primeira guerra mundial era inevitável. O período de o conflito surgir foi de muita tensão entre as potências européias. A decadência do Império Turco tinha acontecido e várias partes do Império foram tomadas pelas grandes potências, enquanto nos Balcãs foram forçados a recuar quase até a Constantinopla.

Uma segunda causa de atrito para soltar faíscas para a Primeira Guerra Mundial foi a decadência da Monarquia dos Habsburgo dupla na Áustria e da Hungria os eslavos queriam uma independência ou um papel maior no governo, enquanto as elites austríaca e húngaras queriam lutar por seu império ainda.

A principal aliada da Áustria foi a Alemanha recentemente unificada, sempre preocupada com potenciais ganhos de russos como Áustria enfraquecida, especialmente nos Balcãs. Os alemães no mesmo período estavam envolvidos em uma corrida armamentista naval com a Grã-Bretanha, que por sua vez passou a se aliar com a França e a Rússia.

Apesar de todas as potências estarem tensas, a Europa em 1914 parecia ser bem tranquila. Em 28 de junho de 1914 o arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do trono austríaco, foi baleado e morto por Gavrilo Princip, um terrorista sérvio, ao visitar Sarajevo. O clima na Áustria já era hostil em relação à Sérvia e começou uma guerra entre os dois países. Os austríacos tinham certeza de que o governo sérvio tinha sido de alguma forma envolvido no assassinato e que o líder dos terroristas era chefe da inteligência sérvia.

Estopim da Primeira Guerra Mundial

As grandes potências não ficaram felizes  com a partilha da Ásia e da África(entende-se por Alemanha e Itália). França e Inglaterra, com isso, exploraram inúmeras colônias ricas em matérias-primas. A insatisfação da Alemanha e Itália marcou uma das causas da eclosão da Primeira grande guerra mundial. Um outro motivo da guerra foi o assassinato de Francisco Ferdinando príncipe do Império austro-húngaro, durante sua visita a Saravejo. Com isso deu-se início as alianças; a Tríplice Aliança formada por Itália, Império Austro-Húngaro e Alemanha, e a Tríplice Entente formada por França, Rússia e Reino Unido. O Brasil ajudou com medicações a Tríplice Entente. Em 1917 teve a entrada dos Estados Unidos na Tríplice Entente. Este fato marcou a vitória desta aliançae forçou aos derrotados assinarem O Tratado de Versalhes. A guerra criou cerca de 10 milhões de mortos e o triplo deste número em feridos.

Em 28 de julho de 1914 a Áustria declarou guerra à Sérvia e formaram-se as alianças. A Rússia começou a mobilização. A Alemanha declarou guerra contra a Rússia em 1 de Agosto do mesmo ano e no dia seguinte os alemães invadiram Luxemburgo e exigiram  passe livre em toda a Bélgica. A Bélgica recusou a exigência alemã e com isso a Alemanha declarou guerra à França, mas a Grã-Bretanha se comprometeu em apoiar Bélgica. Em 4 de agosto um ultimato britânico para a Alemanha foi recusado e a Grã-Bretanha declarou guerra à Alemanha, enquanto a Alemanha declarou guerra à Bélgica e começou a invadir a Bélgica.  Em agosto a Áustria declarou guerra à Rússia e a Primeira Guerra Mundial tinha começado.

Segunda Guerra Mundial

A guerra teve seu início em 1 de setembro de 1939 com a invasão da Polônia pela Alemanha e expandindo até 2 de setembro de 1945. Este conflito proporcionou a morte de setenta milhões de pessoas. As nações que lutaram pelo eixo foram:Itália, Japão e Alemanha. Os aliados foram França, Grã-Bretanha, Estados Unidos e União Soviética. O Brasil mandou tropas para os aliados. A guerra encerrou com a rendição do Eixo, seguido a criação da ONU( Organizações das Nações Unidas).

A final da década dos anos 20 a situação financeira de grandes economias começou a colapsar. Os Estados Unidos e Alemanha afrontavam sérias dificuldades econômicas e problemáticas sociais. Adolf Hitler, principal promotor do Partido Nazi começava a ganhar popularidade.

Hitler pregou o que todo alemão queria naquele momento: ampliar os recursos da Alemanha e levá-los para fora da recessão. Com tais ideais o líder conseguiu convencer o povo a apoiar a invasão à Polônia por seus recursos naturais. Os britânicos não gostaram e entraram em cena para ajudar a Polônia, mas Hitler lutou para invadir outros países e lançou sua teoria de supremacia alemã apoiada por seus cientistas. Foi ai que começou o massacre judeu.

Vale lembrar que dentro da tirania de Hitler o massacre não era apenas de judeus, mas  depois de qualquer um que não se encaixava no ideal perfeito que seus cientistas criaram.  Assim ele se sentia no direito de invadir países e matar mais pessoas que os alemães eles consideravam dignos de genocídio.

A Alemanha aos poucos ficou uma potência forte e a Europa se viu em crise. Foi necessário ajuda dos norte americanos, embora os Estados Unidos estavam em sua própria guerra, o período de guerra fria com o Japão.

Adolf Hitler foi o grande responsável pela Segunda Guerra Mundial e o Holocausto. Ele também foi responsável por mais de setenta milhões de mortes. Quatro dias antes do fim da guerra, os Estados Unidos lançaram uma bomba atômica sobre Hiroshima, matando mais de 100.000 pessoas instantaneamente.  Os alemães foram derrotados e perderam a maioria de seu território. Em 30 de abril de 1945 Hitler se casou com Eva Braun e se mataram juntos. A Segunda Guerra Mundial foi a mais sangrenta guerra da história da humanidade e uma das mais caras, custando mais de 1,5 trilhões de dólares.

Sem dúvida alguma, uma das piores consequências da segunda guerra mundial foi a morte de milhares de soldados e de civis. Somente entre judeus foram aproximadamente 6 milhões de pessoas isto sem contar milhares e milhares de negros e ciganos que também foram dizimados pelo conflito.Com a derrota da Alemanha, a mesma foi dividida em Alemanha Ocidental (capitalista)e Alemanha Oriental (socialista)Foi construído em 1961 o Muro de Berlim. Outra consequência da guerra foi a criação da ONU(Organização das Nações Unidas) que substituiu a liga das nações.

Links:

https://www.infoescola.com/historia/primeira-guerra-mundial/

https://educacao.uol.com.br/historia/primeira-guerra-mundial-estopim-foi-assassinato-de-arquiduque.jhtm

https://www.youtube.com/watch?v=H54FLljDmKA

https://www.sohistoria.com.br/ef2/primeiraguerra/

https://www.sohistoria.com.br/resumos/oquefoisegundaguerra.php

www.historialivre.com/contemporanea/conguerra2.htm

Por Redação e Telmo Falk


Veja também: