Tipos de biomas e ecossistemas: terrestres e aquáticos

Veja os tipos de ecossistemas como ecossistemas terrestres e aquáticos e os tipos de biomas como o biociclo terrestre, biociclo marinho e biociclo dulcícola. Leia o artigo.

» Página Inicial

O Bioma é um conjunto de diferentes ecossistemas que atuam de maneira estável. Formados por seres vivos eles desempenham um papel importante para o homem e a vida na terra. Os ecossistemas são conjuntos formados por todas as comunidades que vivem e interagem em uma determinada região. Veja abaixo os tipos de bioma e ecossistemas.

Tipos de Bioma

seres vivos animais

Epinociclo: É o biociclo terrestre, um conjunto de seres vivos que vivem sobre a terra firme a apresenta quatro biócoros diferentes, que são as savanas, as florestas, os desertos e os campos.

A floresta surge em vários biomas diferentes, como por exemplo, o Bioma da Floresta Amazônica, Bioma da Mata Atlântica, e o Bioma da Taiga. Já a Savana se apresenta em Cerrado, Caatinga, Pantanal e Serengueti.

No campo podemos observar as Pampas, as Pradarias e os Estepes. No deserto temos o Deserto do Saara, da Líbia, da Arábia e de Calaári.

Pampa

No Rio Grande do Sul,o bioma típico é o campo limpo ou pampa,pradaria herbácea quase sem arbustos,na qual predominam gramíneas e leguminosas nativas,com pequena variedades de espécies.

Talassociclo: É o biociclo marinho. É o conjunto dos seres vivos que vivem em água salgada que podem ser apresentados pelo nécton, plâncton e os bentos.

Limnociclo: É o biociclo dulcícola, isto é, o conjunto dos seres vivos que vivem em água doce.

Ecossistemas

Importância das florestas como extração de madeiras, fotossíntese, proteção do solo, entre outras

Ecossistema é o conjunto formado por todas as comunidades que vivem e interagem em uma certa região e pelos fatores abióticos que agem sobre essas comunidades. Vale citar que a base de um ecossistema são os produtores que são os organismos que fazem a fotossíntese ou a quimiossíntese e produzem e acumulam energia por meio de processos bioquímicos usando como matéria prima essencial a água, a luz e o gás carbônico.

Tipos de ecossistemas

Ecossistemas terrestres

Em nosso país temos vários ecossistemas terrestres, como por exemplo, a Amazônia, a Caatinga, os Campos, os Campos do Sul do Brasil, o Cerrado, a Mata Atlântica, a Mata de Araucárias do Brasil, a Mata de cocais e o Pantanal.

Ecossistemas aquáticos

Nos Ecossistemas aquáticos encontramos os Costeiros, Manguezais, Restingas, Sapais e os Oceânicos.

Podemos dividir o ecossistema aquático em Marinho e de Água Doce. O Marinho inclui o oceano e o mar. É interessante citar que a vida surgiu e evoluiu neste ecossistema.

Já o Ecossistema de água doce é fundamental para os animais, as plantas e as pessoas que vivem em todo o seu redor. Vale ressaltar que a fauna dos rios compreende anfíbios, peixes, além de uma enorme variedade de animais invertebrados aquáticos. Os rios e as suas planícies de inundação, as margens, sustentam ecossistemas valiosos e variados, não apenas pela qualidade da água doce para o devido suporte da vida, mas para os muitos insetos e plantas que sustentam e ainda que formam a base da cadeia alimentar.

Os oceanos abrigam ecossistemas diversos,em suas três dimensões.

Um ambiente móvel,com marés e correntes,não mantém uma fisionomia típica e constante.Por isso,só se costuma falar em biomas terrestres. Mas a vida aquática,variadíssima ainda hoje,deixou documentados em seus fósseis os mais surpreendentes ecossistemas,como o dominado pelos trilobitas.

Os ecossistemas da água doce resultam em uma sucessão complexa.

Um lago recém-formado,com águas claras,pouquíssimos nutrientes e raros organismos está em fase distrófica.Com o tempo,caem nas suas margens(zona litorânea) destritos minerais e matéria orgânica,que se disseminam pela zona límnica,parte superficial na qual a luz penetra.Aos poucos,esses materiais vão-se acumulando na zona profunda.

O ecossistema vai-se enriquecendo aos poucos,desenvolve-se o fitoplâncton,seguindo pelo zooplâncton e pela eventual introdução de girinos w peixes. De distrófico, o lago passa, sucessivamente, a oligotrórfico mesotrófico, podendo, então, chegar a eutrófico com grande quantidade de matéria orgânica e plena reprodução de seres vivos(biomassa).

https://pt.wikipedia.org/wiki/Bioma#Classifica.C3.A7.C3.A3o_dos_biomas

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ecossistema

https://www.todabiologia.com/ecologia/ecossistemas_aquaticos.htm

Por Redação e Aline Priscila da Silva Muniz Nóbrega


Veja também: