Gênero do substantivo: masculino e feminino

Saiba o que é o gênero dos substantivos que podem ser masculino e feminino. Como aplicar em exemplos práticos do nosso dia a dia. Veja este importante assunto da nossa língua portuguesa.

» Página Inicial


Estudar a língua portuguesa nem sempre é fácil para tem alguma dificuldade para quem já possui problemas para entender como essa língua se desenvolve, porem entender a língua portuguesa suas regras e suas classificações é essencial para que possamos nos comunicar de forma mais especifica.

Os substantivos por sua vez é um tema muito abordado dentro da língua portuguesa e entender sua funcionalidade é muito importante, dentre as classificações que o substantivo possui o gênero do substantivo é um que causa duvidas nas pessoas de como utilizar de forma correta ou conseguir identificar se uma palavra é feminina ou masculina de forma mais simples.

Gênero dos substantivos

Gênero do substantivo

Nem sempre é fácil compreender a língua portuguesa e suas classificações e isso também ocorre quando o assunto é compreender a classificação e utilização dos substantivos.

Mas é preciso entender que a utilização dos substantivos de maneira adequada é essencial para que conseguirmos nos comunicar de forma correta e fazer com que essa comunicação tenha sentido e seja facilmente compreendida.

Dentre todas as classificações dos substantivos que existem, tem algumas que são um verdadeiro desafio para a maioria das pessoas, mas são tão importantes como qualquer mesmo e a usamos mais que imaginamos no nosso dia a dia.

Os substantivos como sabemos dão nomes a coisas, seres e objetos e sabermos como o gênero dessas coisas ou seres ajuda na hora de formas um texto ou nos comunicar de uma maneira que faça sentido.

O gênero do substantivo é classificado como feminino e masculino e para determinar palavras se uma palavra é feminina ou masculina é utilizado artigos antes das palavras ou até mesmo no final da palavra o que pode definir se ela é feminina ou masculina.

As palavras podem também não variar de um gênero sendo escrita da mesma forma para ambos como em algumas espécies de animais, sendo definidos o gênero citando macho ou femêa juntamente com a palavra em questão.

Entender como é definido o gênero de um substantivo e a melhor forma de utilizado é algo que nos ajuda a criar uma comunicação mais especifica e assim conseguir navegar melhor dentro da língua portuguesa.

Exemplos

A língua portuguesa possui muitas divisões ou classificações e entender como isso funciona facilita na hora de utilizar cada item da língua portuguesa de forma adequada no nosso dia a dia seja para área pessoal ou profissional.

O gênero de substantivo é algo simples de se entender, mas mesmo assim tem pessoas que tem dificuldade de compreender a sua utilização adequada ou como fazer essa definição e identificar se uma palavra é feminina ou masculina e conhecer alguns exemplos pode ajudar no processo de aprendizado, alguns exemplos são:

masculino:

feminino:

Exercícios

Como sabemos a língua portuguesa pode ter muitas regras e classificações e entender como funciona e a melhor forma de usa-los é muito importante para a nossa vida e a melhor forma de reforçar um aprendizado é fazendo atividades referente ao tema citado.

Indique o feminino das palavras abaixo:

Escolha a alternativa que todos substantivos são de gênero masculino:

Identifique (M) para substantivos masculinos e (F) para substantivos femininos.

A partir das palavras grifadas, reescreva as frases utilizando masculino:


 

Veja também



© 2018   |   Matérias Escolares: Conteúdos para ensino fundamental e médio   |   Política de Privacidade