Mobral. Quando foi criado e como funcionava a alfabetização

Perguntas e respostas sobre MOBRAL - Movimento Brasileiro de Alfabetização. Como funcionava a administração e organização dele? Veja as respostas

» Página Inicial

O que significa MOBRAL?

É um Movimento Brasileiro de Alfabetização, foi um projeto brasileiro para ajudar as pessoas a aprenderem técnicas de leitura e de cálculos.

Quando ele foi criado?

Foi criado em 15 de dezembro de 1967, para realizar alfabetização dos brasileiros entre jovens e adultos, foi criado para o cumprimento da Lei n° 5.379.

Como funcionava a administração e organização?

Contava com uma estrutura descentralizada e subdividida, que são: Secretaria executiva, coordenações estaduais, regionais e comissões raizadas pelo próprio município. Á organização é constituída por: Gerencia de organização, gerencias financeiras, atividades de apoio gerenciadas, assessorias e organizações de novos métodos e supervisão dos planejamentos que serão realizados.

Mobral e alfabetização

Quais foram as complicações enfrentadas pelo ele entre 1970 e 1978?

A manutenção do projeto tinha um custo muito alto, em 1977 o MOBRAL tinha 342.877 pessoas que faziam parte do projeto e gastou $ 853.320,00 mil para poder atender a todas, 2.488,00 por pessoa, para poder financiar todo esse custo o MOBRAl contava com ajuda da UNIÃO do fundo nacional de educação e uma renda da loteria esportiva para que pudesse conseguir os recursos.

A que foi submetido o grupo MOBRAL em 1975?

Teve que passar por uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) por motivos de uma denuncia sofrida, a acusação era que ele estava atendendo crianças entre 9 a 14 anos, a polemica teve o nome de MOBRALZINHO.

Quais eram os métodos utilizados?

Os objetivos e métodos eram: Fazer com que os alunos desenvolvessem capacidade de ler e escrever, ter um vocabulário rico de palavras, aumentar a capacidade de raciocínio, para resolver os próprios problemas e também os de sua comunidade, fazer com que tivessem hábitos positivos e bastante criatividade para futuros projetos.

Quais eram os programas adicionais utilizados?

Sabendo que para se manter o MOBRAL teria um alto custo, foram elaboradas ideias para manter o seu funcionamento, devido á isso criou alguns programas adicionais: Criou um plano de continuidade para os alunos, programas profissionalizantes, ensinamentos de cultura e recreação, programas para incentivar o esporte, e educação sobre saúde.

Ele ainda existe?

Atualmente o modelo de Educação de Jovens e Adultos (EJA) é usado para alfabetizar pessoas que não concluíram seus estudos em tempo hábil. O modelo atual é bem mais abrangente e está de acordo com a realidade contemporânea.

Para fazer o EJA de ensino fundamental é necessário que o aluno tenha pelo menos 15 anos de idade. Se ele tiver menos que isso, deverá ser matriculado no ensino fundamental regular.

Para fazer o EJA de ensino médio é necessário que o aluno tenha pelo menos 18 anos de idade. Se ele tiver menos que isso, deverá ser matriculado no ensino fundamental regular.

Desde 2010 o ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio passou a ser usado também como prova de certificação do ensino médio. Assim, uma pessoa poderá estudar por conta própria e prestar o ENEM, se ele não zerar na redação e obtiver pelo menos 400 pontos na prova objetiva, receberá o certificado de conclusão do ensino médio.

Esta opção do ENEM é uma ótima alternativa para quem não tem tempo de frequentar uma escola regular como acontece com a modalidade do EJA. O certificado que é emitido tem o mesmo valor e a pessoa poderá em seguida matricular-se em um curso superior normalmente.


 
Veja também: